Cortisol x Testosterona.


O cortisol é um hormônio glicoreculador, com a ação anti-inflamatória e de suma importância para o metabolismo humano. Muitas vezes visto como vilão, porém em condições fisiológicas normais ele cumpre seu papel trazendo um equilibro homeostático ao nosso organismo.


O problema é quando a sua produção está desregulada ou quando existe o excesso na sua produção, aí sim mora o perigo.


Nosso estilo de vida tem um papel importante em relação isso. Se você vive em um ambiente estressante, faz excesso de atividade física e não tem o devido descanso, dorme poucas horas por dia, é tabagista ou alcoólatra, todos esses fatores contribui para o aumento do cortisol e podem colocar sua saúde em risco!


Assim como a testosterona, o cortisol é produzido no hipotálamo e ambos tem uma relação antagônica, ou seja, um inibi a ação do outro.


O excesso de cortisol pode reduzir a produção de testosterona, causando fadiga, cansaço em excesso, queda de libido, dificuldade na recuperação etc...


Então fazer a relação cortisol x testosterona é importante para avaliar a necessidade de um período em recuperação e descanso maior em um atleta ou orientar seu paciente sobre o estilo de vida que ele esta levando e fazer algumas mudanças.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square