Posso comer fruta, mesmo durante o processo de emagrecimento?


Frutose engorda?

Vamos bater um papo sobre FRUTOSE?


Mas esse é um papo honesto e toda vez que algum guru vier falar com você que frutose mata ou estraga o shape, monstra esse post pra ele. Talvez um pouco de embasamento científico, refresque a memória dele.


Vamos lá ?


Esse é um esquema básico sobre o metabolismo da frutose e glicose, a via da frutose é controlada pela enzima Hexocinase e Frutocnase.

Em condições normais a frutose e convertida em frutose - 1 - fosfato ➡️ Gliceraldeido ➡️ Gliceraldeido - 3 - Fosfato e pimba, Piruvato ciclo de Krebs geração de ATP e blá blá blá.... Até aqui tudo bem né ? Tranquilo ?

O problema está no excesso de frutose, quando há a conversão da frutose 1 fosfato para Di-hidroxcetona 1 fosfato, aí lascou-se tudo! Di-hidroxcetona 1 fosfato é convertida em glicerol 3 fosfato e... Pimba! Síntese de ácidos graxos e suas gordurinhas aumentando!!!


Meu Deus frutose mata!


Se não fosse um detalhe! Isso só acontece quando


há o excesso de frutose! Isso mesmo! Excesso! Em condições normais, a frutoquinase (enzima que controla a via da frutose), converte a frutose em Gliceroldeido e pronto, ela segue seu caminho normal e gera ATP no ciclo de Krebs.

Quando existe o excesso, a frutoquinase prioritariamente converte a frutose 1 fosfato em di-hidroxcetona e pronto, aumento de tecido adiposo, triglicerídeos e colesterol. Então o problema não é a frutose, e sim, o excesso de frutose.


Beijos do Nutri.


Referência: Bioquímica Ilustrada Pamela Champe.

Posts Em Destaque