DIETA E SUA INFLUÊNCIA NA MICROBIOTA INTESTINAL.


dieta.

Você sabia que no intestino delgado existe uma grande população de bactérias que colonizam seu intestino e que elas são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo?


O que você come pode influenciar essa população bacteriana, ou seja, se a sua dieta não estiver ajustada e você está comendo muitos alimentos ruins, isso pode impactar de forma negativa a sua microbiota intestinal, fazendo com que você tenha mais bactérias patogênicas do que benéficas. Isso pode ter um peso negativo sobre a sua saúde.


Já está bem estabelecido que a dieta influencia a saúde e a doença, mas os mecanismos subjacentes a esse efeito não são totalmente compreendidos. Destacando a conexão dieta-saúde, uma equipe liderada por pesquisadores do Baylor College of Medicine relata hoje no American Journal of Clinical Nutrition uma associação entre a qualidade da dieta e a composição do microbioma na mucosa do cólon humano.


Os pesquisadores descobriram que uma dieta de alta qualidade está ligada a bactérias potencialmente mais benéficas; enquanto uma dieta de baixa qualidade está associada a um aumento de bactérias potencialmente prejudiciais. Eles propõem que modificar o microbioma através da dieta pode ser parte de uma estratégia para reduzir o risco de doenças crônicas.


A dieta é considerada um fator principal que influencia a estrutura da comunidade microbiana no intestino, o que, por sua vez, afeta significativamente a capacidade de micróbios benéficos ou prejudiciais em colonizá-la. O microbioma intestinal humano também influencia a absorção de nutrientes, a síntese de vitaminas, a coleta de energia, a inflamação crônica, o metabolismo carcinogênico e a resposta imunológica e metabólica do organismo, fatores que podem afetar o risco de doenças.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square