OS BENEFÍCIOS DO PSYLLIUM!


psyllium

A constipação intestinal acomete cerca de 20% da população mundial e constitui um dos sintomas mais frequentes de procura ao médico. É mais comum em mulheres e idosos e se encontra entre as doenças funcionais do intestino.


Pode ser referida pelo paciente como fezes endurecidas, esforço excessivo no ato evacuatório, evacuações infrequentes ou sensação de evacuação incompleta. Subdivide-se em primária e secundária, tendo essa última causa bem definida, como doenças endócrinas e neurológicas ou uso inadvertido de substâncias obstipantes.


A constipação intestinal é uma condição multifatorial, sendo na maioria das vezes decorrente da ingesta inadequada de fibras e água. Subdivide-se em primária e secundária, tendo esta última causa bem definida, como doenças endócrinas e neurológicas ou uso inadvertido de substâncias obstipantes.


Psyllium é o nome dado às sementes das plantas do gênero Plantago, também chamadas de isphagula. Essas sementes são muito conhecidas por seus efeitos laxativos, mas também possuem outros benefícios, como ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e a saúde do coração. Entretanto, é preciso entender para que serve o psyllium e ficar atento aos seus possíveis efeitos indesejados.


O psyllium é uma fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata, de origem asiática, que pertence ao grupo das gomas e mucilagens. Sua fibra é higroscópica, ou seja, absorve água e quando é misturada aos líquidos pode aumentar em até 20 vezes o seu tamanho, formando uma espécie de “pasta” que limpa as paredes intestinais, transporta toxinas e resíduos e tem um excelente efeito laxante, mas sem causar diarreia ou dores abdominais.

A semente de psyllium tem a propriedade de absorver água em grande quantidade, o que ajuda a manter o intestino hidratado e facilita os movimentos peristálticos (movimentos intestinais). Essas sementes também ajudam a promover o equilíbrio sem aumentar a flatulência. O psyllium pode ser usado para aliviar a constipação ou ser adicionado à dieta para promover a saúde dige