VALE A PENA SUPLEMENTAR COLÁGENO?


colageno

A industria da suplementação sempre cria uma necessidade nova, ou algum produto milagroso que será resolução dos nosso problemas. Como se um único suplemento fosse resolver um problema de múltiplos fatores e diversas causas.


Um bom exemplo disso são os suplementos a base de colágeno! Que prometem melhorar e enrijecer a pele, aumentando a nossa produção de colágeno endógeno. Quem dera fosse tão simples assim. O que eu acho mais engraçado é que isso fere os princípios básicos da fisiologia humana e vou te explicar o porque.


Quando ingerimos o colágeno, ele passa pelo trato gastro intestinal e cai no intestino delgado, ele tem que ser degradado a aminoácido para que dessa forma entre na nossa corrente sanguínea. O colágeno não permanece colágeno depois do processo absortivo, para ser absorvido ele precisa se tornar um aminoácido.


Depois desse processo de degradação e conversão do colágeno em aminoácido, ele pode desenvolver varias funções, desde células imunológicas, até o mesmo colágeno novamente.

Então consumir colágeno não aumenta ou melhora nossa produção de colágeno.


E como faço para melhorar minha produção de colágeno?


Consumindo alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, zinco e selênio. Pois essas vitaminas e minerais agem com co-fatores na produção endógena de colágeno.

Posts Em Destaque