OS BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ.


OS BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ.

Castanhas do Pará também conhecidas em outros países como castanhas do Brasil, são as sementes da castanheira do Pará (Bertholettia excelsa, família Lecythidaceae), uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode alcançar até 60 metros de atura. Além de saborosa, a castanha do Pará é um alimento que proporciona muitos benefícios para a saúde.


Este alimento contém substâncias antioxidantes abundantes, especialmente selênio. Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada. As castanhas possuem compostos fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer.


Portanto, o alimento fornece de quatros a sete vezes mais selênio do que o recomendado. Mas por que esse nutriente é tão cultuado pelos especialistas em nutrição? Bem, trata-se de uma substância extremamente promissora na prevenção de várias doenças, entre elas o Alzheimer, que apaga a memória e outras funções cognitivas.


A presença de selênio é essencial para a formação de uma enzima batizada de glutationa peroxidase. Não precisa se arrepiar com o palavrão. Essa enzima é uma das mais poderosas na hora de neutralizar os radicais livres, aquelas moléculas que, se abundam no corpo, causam todo o tipo de encrenca no corpo – inclusive a morte de neurônios e a rede formada por eles.


Melhora a saúde óssea e muscular: Fonte de fósforo e magnésio, as castanhas se tornam responsáveis por melhorar a fixação de cálcio nos ossos, garantindo assim o bem-estar e prevenindo a osteoporose. Protege o sistema nervoso central: O mineral selênio também é responsável por melhorar a saúde cerebral, prevenir a disfunção cognitiva, garantindo a saúde dos neurônios e impedindo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer e outras complicações.


Proporciona um coração saudável: O consumo das castanhas do Pará diariamente está relacionado à redução da pressão arterial e dos triglicerídeos, além de controlar o colesterol "ruim", o LDL, melhorando assim a saúde cardiovascular. Combate o hipotireoidismo: O selênio é o nutriente que protege a glândula da tireoide. O hipotireoidismo é a produção baixa de hormônios da tireoide, acarretando assim a depressão, cansaço, fadiga, prisão de ventre, ganho de peso e outras complicações que geram mal-estar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags