Picolinato de Cromo.


Picolinato de cromo.

O cromo participa no metabolismo de carboidratos estimulando a captação de glicose pelas células de tecidos-alvo. Além disso, o cromo também atua no metabolismo proteico estimulando a captação de aminoácidos pelas células, por estar ligado ao estímulo da ação da insulina.


Existem, ainda, algumas evidências sobre a função do cromo no metabolismo lipídico, as quais parecem estar relacionadas com o aumento do colesterol “bom” HDL e a redução do colesterol “ruim” HDL, por meio do aumento da atividade da enzima lipase de lipoproteínas em indivíduos com níveis de gordura sanguínea elevados.


O mecanismo da suplementação de cromo é levar à redução da glicose sanguínea em indivíduos com elevadas taxas de glicemia por meio da regulação ou potencialização da ação da insulina, o que leva a uma absorção de glicose mais eficiente. Por potencializar a ação da insulina, o picolinato de cromo resulta em um maior ganho de energia, já que proporciona uma melhor absorção de glicose pelo organismo.


Portanto, a suplementação de picolinato de cromo, não decorre apenas para evitar a deficiência orgânica desse mineral, mas principalmente porque o cromo pode favorecer a via anabólica por meio do aumento da sensibilidade à insulina, que, por sua vez, estimula a captação de aminoácidos e, consequentemente, a síntese proteica, aumentando a resposta metabólica adaptativa decorrente do

próprio treinamento. Este fato pode influenciar no aumento da massa corporal magra devido ao estímulo da síntese proteica.


O Picolinato de Cromo é indicado em caso de carência de cromo no organismo e para contribuir para o emagrecimento mas também pode ser usado como suplemento nutricional para baixar o colesterol e os triglicerídeos altos, diabetes melito e diabetes "não insulino" dependente e obesidade.


Este suplemento alimentar pode ser encontrado em cápsulas e é indicado para emagrecer porque melhora a ação da insulina e influencia o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Estas ações fazem com que haja ganho de energia, queima de gorduras e maior construção muscular.


Os efeitos colaterais podem ser dor de cabeça, insônia, diarreia, vômitos, problemas de fígado, anemia ou insuficiência hepática.


O uso do policinato de cromo deve ser feito de acordo com a indicação do médico ou nutricionista mas geralmente consiste na toma de 1 cápsula por dia até 1 hora antes do almoço e outra antes do jantar.


Recomenda-se que a dose esteja entre 50 a 300 mcg de cromo elementar por dia, mas para atletas, para combater a obesidade ou baixar o colesterol e os triglicerídeos pode ser indicado aumentar a dose entre 100 e 600 mcg diários durante 6 semanas.


Cada pessoa precisa de no mínimo 30 mcg de cromo por dia, o que pode ser facilmente conseguido através da alimentação, mas essa dose pode ser aumentada até 600 mcg, veja quais são os alimentos ricos em cromo para garantir essa quantidade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags