top of page

Picolinato de Cromo.


Picolinato de cromo.

O cromo participa no metabolismo de carboidratos estimulando a captação de glicose pelas células de tecidos-alvo. Além disso, o cromo também atua no metabolismo proteico estimulando a captação de aminoácidos pelas células, por estar ligado ao estímulo da ação da insulina.


Existem, ainda, algumas evidências sobre a função do cromo no metabolismo lipídico, as quais parecem estar relacionadas com o aumento do colesterol “bom” HDL e a redução do colesterol “ruim” HDL, por meio do aumento da atividade da enzima lipase de lipoproteínas em indivíduos com níveis de gordura sanguínea elevados.


O mecanismo da suplementação de cromo é levar à redução da glicose sanguínea em indivíduos com elevadas taxas de glicemia por meio da regulação ou potencialização da ação da insulina, o que leva a uma absorção de glicose mais eficiente. Por potencializar a ação da insulina, o picolinato de cromo resulta em um maior ganho de energia, já que proporciona uma melhor absorção de glicose pelo organismo.


Portanto, a suplementação de picolinato de cromo, não decorre apenas para evitar a deficiência orgânica desse mineral, mas principalmente porque o cromo pode favorecer a via anabólica por meio do aumento da sensibilidade à insulina, que, por sua vez, estimula a captação de aminoácidos e, consequentemente, a síntese proteica, aumentando a resposta metabólica adaptativa decorrente do

próprio treinamento. Este fato pode influenciar no aumento da massa corporal magra devido ao estímulo da síntese proteica.


O Picolinato de Cromo é indicado em caso de carência de cromo no organismo e para contribuir para o emagrecimento mas também pode ser usado como suplemento nutricional para baixar o colesterol e os triglicerídeos altos, diabetes melito e diabetes "não insulino" dependente e obesidade.


Este suplemento alimentar pode ser encontrado em cápsulas e é indicado para emagrecer porque melhora a ação da insulina e influencia o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Estas ações fazem com que haja ganho de energia, queima de gorduras e maior construção muscular.


Os efeitos colaterais podem ser dor de cabeça, insônia, diarreia, vômitos, problemas de fígado, anemia ou insuficiência hepática.


O uso do policinato de cromo deve ser feito de acordo com a indicação do médico ou nutricionista mas geralmente consiste na toma de 1 cápsula por dia até 1 hora antes do almoço e outra antes do jantar.


Recomenda-se que a dose esteja entre 50 a 300 mcg de cromo elementar por dia, mas para atletas, para combater a obesidade ou baixar o colesterol e os triglicerídeos pode ser indicado aumentar a dose entre 100 e 600 mcg diários durante 6 semanas.


Cada pessoa precisa de no mínimo 30 mcg de cromo por dia, o que pode ser facilmente conseguido através da alimentação, mas essa dose pode ser aumentada até 600 mcg, veja quais são os alimentos ricos em cromo para garantir essa quantidade.

Tags: