TUDO SOBRE MACA PERUANA.


TUDO SOBRE MACA PERUANA.

A Maca Peruana é originária do Peru, mais precisamente da região dos Andes. Ela é uma raiz que cresce no frio e em altitudes bastante elevadas, mais precisamente acima dos 4 mil metros e há mais de 2 mil anos.


A Maca Peruana é uma raiz que se assemelha ao rabanete e possui três tipos o que faz com que seja encontrada nas cores amarela, vermelha e preta sendo a primeira a mais comum e consumida. O período de cultivo costumam durar de oito a nove meses até que ela esteja pronta.

Um dos benefícios da maca peruana mais conhecidos é o seu poder em aumentar a libido. Diversas evidências científicas têm comprovado esta afirmação. Uma revisão de 2010 analisou 17 estudos sobre a relação do funcionamento sexual e a maca, e encontrou algumas evidências que sugerem que a maca poderia melhorar a libido, mas os autores alertaram que mais pesquisas são necessárias.


A combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E podem ser a resposta para este benefício, visto que eles são necessários para a formação dos hormônios sexuais. Além disso, a maca peruana apresenta fitoquímicos como os alcalóides, que contêm características semelhantes às prostaglandinas e ao estrogênio, atuando assim na regulação das funções sexuais.


Por conter boa quantidade de cálcio, a maca auxilia também no controle dos sintomas causados pela menopausa, principalmente quando relacionados a osteoporose. A raiz conta com nutrientes que auxiliam na formação dos hormônios sexuais, sendo assim, mulheres podem tomá-la para aliviar as ondas de calor — um sintoma bem comum em mulheres que estão neste período da vida. Um estudo de 2015 também descobriu que a maca pode ajudar a reduzir a disfunção sexual em mulheres pós-menopáusicas que estavam tomando antidepressivos.


Entre os benefícios da maca peruana está também o aumento da energia e do vigor físico, pois ela é uma raiz rica em carboidratos complexos, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Estes nutrientes fornecem energia e participam das reações de produção de energia do organismo. Um estudo piloto em 2009 descobriu que usar extrato de maca por 14 dias melhorou o desempenho de ciclistas do sexo masculino em uma competição de 40 quilômetros.


A maca peruana chega ao Brasil já processada em duas versões: pó ou cápsulas. A dose recomendada é de 400 a 1000 mg/dia. Em cápsulas, pode ser consumida em qualquer horário do dia junto a um copo de água. Quando consumida em pó, é possível utilizá-la em bebidas frias e quentes, bolos, biscoitos, tortas, pães, sopas e ensopados. Lembrando que é importante no caso de qualquer fitoterápico verificar a origem, pureza, concentração do produto e se a procedência é segura.








Posts Em Destaque