A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO.

Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.
Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que o cálcio seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva de cálcio em casos de deficiência.
O cálcio é um tipo de mineral, essencial para o organismo, que promove o seu bom funcionamento e algumas funções características. Inclusive, está entre os elementos mais abundantes no corpo humano.
A maioria do cálcio em nosso corpo (cerca de 99%) está presente nos ossos e nos dentes, enquanto o restante fica no sangue e no exterior e interior das nossas células, possibilitando o funcionamento de algumas reações no organismo.
Os benefícios do cálcio no organismo estão relacionados à força óssea, estrutura dos ossos e dentes, impulsos nervosos, contrações musculares, coagulação sanguínea e permeabilidade celular.
O cálcio participa de todo o metabolismo corporal, mas apresenta algumas funções específicas e fundamentais, como:
- desenvolvimento e manutenção da estrutura de ossos e dentes;
- contração muscular no ciclo dos batimentos cardíacos;
- coagulação sanguínea;
- transmissão e regulação dos impulsos nervosos;
- ativação de enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e pelo metabolismo de proteínas;
- permeabilidade das células.
Nem sempre é fácil detectar a deficiência do cálcio de forma espontânea, sobretudo porque os seus sintomas podem estar relacionados a diversas outras questões. Normalmente os indícios mais evidentes podem ser observados em longo prazo.
Por isso, é recomendável fazer exames médicos frequentemente, para verificar suas carências nutricionais. O exame de sangue e o de densitometria óssea são os mais indicados para diagnosticar essa deficiência e os riscos de osteoporose, por exemplo.
Mas existem outras evidências que podem apontar a falta de cálcio no organismo, como:
- irritabilidade, ansiedade e insônia;
- nervosismo;
- depressão;
- fraqueza;
- dificuldade de memorização;
- fortes cólicas menstruais;
- dores na coluna;
- artrite;
- unhas fracas e quebradiças;
- dentes frágeis e cáries frequentes;
- problemas cardiovasculares.
Idade Cálcio (mg/dia)
- 0 a 6 meses 210
- 7 a 12 meses 270
- 1 a 3 anos 500
- 4 a 8 anos 800
- 9 a 13 anos 1300
- 14 a 18 anos 1300
- 19 a 50 anos 1000
- 51+ anos 1200
Conheça os alimentos ricos em cálcio
Leite: Além de fornecer cálcio, o leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.
Iogurte: Ótima fonte de probióticos, importantes para a regulação do trânsito intestinal, o iogurte também contém proteínas, vitamina D e cálcio.
Couve: De uma forma geral, vegetais com folhas verde-escuras são uma ótima fonte de cálcio, e no caso da couve não é diferente. O alimento também é rico em ferro e é um dos ingredientes favoritos de quem segue uma dieta detox, já que ajuda a desintoxicar o organismo de substâncias nocivas à nossa saúde.
Queijos: Os queijos se destacam pelo alto teor de proteínas, de minerais, como cálcio, zinco e potássio, e de vitaminas A, B e D
Sardinha: Tanto o cálcio quanto o fósforo são fornecidos em quantidades grandes, assim como proteínas e ômega 3.
Soja: Você sabia que a soja possui boas quantidades de cálcio? Essa é uma notícia especialmente boa para veganos, que não consomem nenhum tipo de ingrediente que tenha origem animal. Por isso, a soja pode ser usada tanto como uma substituta da carne como seu leite vegetal pode ser consumido no lugar do de vaca, de búfala ou de cabra. O alimento também é extremamente proteico e rico em fibras.
Espinafre: Assim como a couve, o espinafre possui folhas verde-escuras, uma grande característica de alimentos ricos em cálcio. Além disso, o vegetal é rico em ferro, fósforo e nas vitaminas A, K e do complexo B.
Chia: Muita usada em dietas de emagrecimento, a chia é uma excelente fonte de cálcio. As sementes também são fonte de fibras e de vitaminas do complexo B. Por fim, é um ótimo antioxidante, ajudando a combater inflamações e a evitar o surgimento de diversas doenças.
Outros alimentos como coalhada, gergelim, hortaliças (brócolis, couve-flor, folha de nabo, repolho, mostarda), algas marinhas, chia, tofu, salsa, grão de bico, amêndoas também fornecem cálcio para o organismo.