A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO.


cálcio

Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.


Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que o cálcio seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva de cálcio em casos de deficiência.


O cálcio é um tipo de mineral, essencial para o organismo, que promove o seu bom funcionamento e algumas funções características. Inclusive, está entre os elementos mais abundantes no corpo humano.


A maioria do cálcio em nosso corpo (cerca de 99%) está presente nos ossos e nos dentes, enquanto o restante fica no sangue e no exterior e interior das nossas células, possibilitando o funcionamento de algumas reações no organismo.


Os benefícios do cálcio no organismo estão relacionados à força óssea, estrutura dos ossos e dentes, impulsos nervosos, contrações musculares, coagulação sanguínea e permeabilidade celular.


O cálcio participa de todo o metabolismo corporal, mas apresenta algumas funções específicas e fundamentais, como:


- desenvolvimento e manutenção da estrutura de ossos e dentes;

- contração muscular no ciclo dos batimentos cardíacos;

- coagulação sanguínea;

- transmissão e regulação dos impulsos nervosos;

- ativação de enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e pelo metabolismo de proteínas;

- permeabilidade das células.


Nem sempre é fácil detectar a deficiência do cálcio de forma espontânea, sobretudo porque os seus sintomas podem estar relacionados a diversas outras questões. Normalmente os indícios mais evidentes podem ser observados em longo prazo.


Por isso, é recomendável fazer exames médicos frequentemente, para verificar suas carências nutricionais. O exame de sangue e o de densitometria óssea são os mais indicados para diagnosticar essa deficiência e os riscos de osteoporose, por exemplo.


Mas existem outras evidências que podem apontar a falta de cálcio no organismo, como:


- irritabilidade, ansiedade e insônia;

- nervosismo;

- depressão;

- fraqueza;

- dificuldade de memorização;

- fortes cólicas menstruais;

- dores na coluna;

- artrite;

- unhas fracas e quebradiças;

- dentes frágeis e cáries frequentes;

- problemas cardiovasculares.


Idade Cálcio (mg/dia)


- 0 a 6 meses 210

- 7 a 12 meses 270

- 1 a 3 anos 500

- 4 a 8 anos 800

- 9 a 13 anos 1300

- 14 a 18 anos 1300

- 19 a 50 anos 1000

- 51+ anos 1200


Conheça os alimentos ricos em cálcio


Leite: Além de fornecer cálcio, o leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.


Iogurte: Ótima fonte de probióticos, importantes para a regulação do trânsito intestinal, o iogurte também contém proteínas, vitamina D e cálcio.


Couve: De uma forma geral, vegetais com folhas verde-escuras são uma ótima fonte de cálcio, e no caso da couve não é diferente. O alimento também é rico em ferro e é um dos ingredientes favoritos de quem segue uma dieta detox, já que ajuda a desintoxicar o organismo de substâncias nocivas à nossa saúde.


Queijos: Os queijos se destacam pelo alto teor de proteínas, de minerais, como cálcio, zinco e potássio, e de vitaminas A, B e D


Sardinha: Tanto o cálcio quanto o fósforo são fornecidos em quantidades grandes, assim como proteínas e ômega 3.


Soja: Você sabia que a soja possui boas quantidades de cálcio? Essa é uma notícia especialmente boa para veganos, que não consomem nenhum tipo de ingrediente que tenha origem animal. Por isso, a soja pode ser usada tanto como uma substituta da carne como seu leite vegetal pode ser consumido no lugar do de vaca, de búfala ou de cabra. O alimento também é extremamente proteico e rico em fibras.


Espinafre: Assim como a couve, o espinafre possui folhas verde-escuras, uma grande característica de alimentos ricos em cálcio. Além disso, o vegetal é rico em ferro, fósforo e nas vitaminas A, K e do complexo B.


Chia: Muita usada em dietas de emagrecimento, a chia é uma excelente fonte de cálcio. As sementes também são fonte de fibras e de vitaminas do complexo B. Por fim, é um ótimo antioxidante, ajudando a combater inflamações e a evitar o surgimento de diversas doenças.


Outros alimentos como coalhada, gergelim, hortaliças (brócolis, couve-flor, folha de nabo, repolho, mostarda), algas marinhas, chia, tofu, salsa, grão de bico, amêndoas também fornecem cálcio para o organismo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga