COENZIMA Q 10.


A Coenzima Q10 (CoQ10), também denominada Ubidecarenona, é uma benzoquinona presente em praticamente todas as células do organismo e que participa dos processos de produção de energia, através da síntese de ATP. Por ser essencial nesse processo, órgãos com maior demanda energética como o coração, o cérebro, rins e fígado, apresentam maiores concentrações de CoQ10.


A CoQ10 é produzida pelo nosso organismo mas também pode ser obtida através de alimentos como carne, aves, peixes, cereais, soja, nozes, espinafre e brócolis. Entretanto, a ingestão diária desses alimentos fornece entre 2 a 20 mg, o qual não eleva significativamente os níveis de CoQ10 no sangue e nos tecidos. Sendo assim, sua suplementação é a melhor maneira de se alcançar níveis benéficos desta coenzima no corpo.


A Coenzima Q10 desempenham diversas funções bioquímicas nas células, sendo que sua mais importante atividade é no interior das mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de energia. Este processo se dá pela transferência de elétrons, que acontecem dentro da célula muscular. Além disso, a substância também atua como antioxidante na membrana interna da mitocôndria. Em outras palavras, nosso organismo depende da vitamina Q10 para ter energia para realizar as tarefas do dia-a-dia, atividades físicas e qualquer outro processo metabólico. Ela impossibilita a lipoperoxidação, já que destrói as moléculas de radicais livres, tais como a α-tocoferoxil e a α-tocoferol, impedindo o envelhecimento precoce da célula. É na mitocôndria que a maior parte dos radicais livres é produzido no interior da célula. A CoQ10 se aloja na membrana interna da mitocôndria e sequestra os radicais livres que são gerados dentro desta organela celular. Em outras palavras, a Coenzima serve como um neutralizador das formas reativas de oxigênio (radicais livres), fontes de tantos danos nas células, transformando-os compostos que não fornecem perigo. O CoQ10 também é usado na composição de vários cosméticos da indústria da beleza, por conta das propriedades hidratantes e purificadoras. Além disso, tonifica a pele, dando mais brilho, firmeza e maciez. Mas não é só na parte mais superficial que age: regiões profundas também são beneficiadas, especialmente aquelas que possuem grandes concentrações de colágeno, outra substância que é reduzida com a ação do tempo.


A suplementação com CoQ10 reduz a lesão muscular em atletas submetidos a esforço físico exaustivo. Estudos demonstraram uma menor a concentração plasmática de creatina quinase, enzima indicadora de estresse muscular, em pacientes que utilizaram esta coenzima. A eficiência da suplementação com CoQ10 na prevenção do dano muscular causado por exercícios físicos e treinamento esportivo está relacionada com os seguintes fatores: • Potente ação antioxidante; • Propriedades estabilizadoras da membrana; • Atua na síntese de ATP nas mitocôndrias; • Estimula a captação de oxigênio no músculo esquelético; • Reduzo o risco de lesão muscular em atletas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags