JEJUM INTERMITENTE NÃO EMAGRECE!


JEJUM INTERMITENTE NÃO EMAGRECE!

Olá pessoal tudo bem?


Jejum intermitente não emagrece! Será que o nutri fico maluco? Todo mundo falando que o jejum intermitente emagrece, diversos profissionais usando essa estratégia para ajudar no emagrecimento dos seus pacientes, como assim o jejum intermitente não emagrece?


Calma que eu vou te explicar tim tim por tim tim, e com certeza essa informação vai te ajudar a fazer o jejum intermitente da forma correta. Então antes de fazer o jejum intermitente, leia este texto até o final.


Primeiro vamos entender o que é o jejum intermitente, e ao contrário do que muitos pensam, o principal motivo da prática do jejum não foi o emagrecimento ou melhora de marcadores metabólicos. A principal motivação para prática do jejum, inicialmente foi religiosa.


E foi durante o Ramadã, prática religiosa Islâmica, que começaram os primeiros estudos sobre o jejum intermitente. Durante o mês do Ramadã, as pessoas que fazem parte dessa religião, devem fazer períodos de jejum que podem variar de 12h a 24h ou dias.


Aproveitando esse período alguns pesquisadores resolveram coletar o sangue desses indivíduos em jejum e analisar certos marcadores metabólicos e avaliar quais os reais efeitos do jejum.


Eles constaram que o jejum intermitente não só melhora marcadores metabólicos como colesterol, glicose, GH. Como também melhorar os processos de autofagia celular, que consequentemente aumenta o tempo de vida celular.


Isso mesmo! Jejum pode fazer você viver mais!


Tudo bem, até ok! Mas o que eu quero realmente saber é sobre o emagrecimento! Jejum intermitente emagrece ou não emagrece?


Aí é que está o X da questão... Muita gente acredita que simplesmente ficar um longo período de jejum é o suficiente para emagrecer. Mas na verdade as coisas não funcionam e vou te explicar o porquê.

Vamos supor que seu gasto enérgico diário seja de 2.000kcal, então pra você emagrecer o ideal é que a ingestão calórica seja abaixo dessas 2.000kcal. O que acontece em muitos casos, é que o indivíduo faz um jejum de 12h, 14h ou até 16h e durante o período de quebra do jejum consome uma quantidade de calorias superior a 2.000kcal.


Por mais que o jejum melhore nosso metabolismo, é impossível emagrecer comendo uma quantidade superior ao seu gasto enérgico diário. O emagrecimento só acontece quando ingerimos uma quantidade de calorias inferior ao nosso gasto energético diário.


Então o emagrecimento não acontece por causa do jejum, e sim por causa da restrição calórica.


Pois muitas pessoas pensam que o jejum é o responsável pelo emagrecimento, quando na verdade o mais importante é você ingerir menos calorias do que você gasta. Muitas vezes isso pode acontecer, e o indivíduo não entende porque não está emagrecendo.


No fim das contas não adianta você fazer um jejum de varias horas, e durante a janela em que você pode se alimentar, comer uma quantidade superior a sua demanda metabólica. Fazendo isso com certeza você não vai conseguir emagrecer e se houver superávit calórico a probabilidade é que você ganhe peso, mesmo fazendo o jejum intermitente.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square