PÃO OU TAPIOCA? EIS A QUESTÃO!


PÃO OU TAPIOCA? EIS A QUESTÃO!

Olá pessoal tudo bem?


Esse é um tema que gera muita dúvida e nesta publicação irei explicar tudo para vocês. Muitas pessoas ficam sem saber qual opção é a melhor ou qual é a mais saudável. Hoje eu resolvi esclarecer essa questão para vocês.


Primeiro você precisa entender que nenhum alimento é 100% vilão, e tudo depende do contexto. Por exemplo: alguém da família prepara um bolo ou um doce para você, feito com muito carinho e amor. Será mesmo que comer essa fatia de bolo vai ser tão ruim?


O grande problema de hoje em dia é que as pessoas estabeleceram uma relação muito ruim com a comida e as situações se tornaram um tudo ou nada. Em momento você até morrer ou não come nada.


A grande verdade nisso tudo, é que você tem que melhorar a sua relação com a comida.


Por que estou falando estou falando isso?


A tapioca, assim como o pão, são fontes de carboidratos e não existe o certo e o errado entre eles. Tudo vai depender da quantidade que você vai consumir. E você precisa ter atenção nos seguintes pontos:


A tapioca tem o índice glicêmico maior que o pão, ou seja, ela vira glicose mais rápido no seu organismo. Para quem quer emagrecer, o ideal é que o carboidrato tenha o índice glicêmico mais baixo.


Outro ponto importante em relação a tapioca, é que ela fornece mais carboidrato por porção que o pão, isso significa que em 100g de tapioca, você vai consumir 75g de carboidratos, em 100g de pão francês você consumirá 52g de carboidratos.


Se vocês estão prestando atenção, a tapioca que é a queridinha da comunidade fitness está perdendo, porque ela tem mais carboidrato por porção e o índice glicêmico mais alto.


Entretanto, se você adicionar um recheio com proteína, como por exemplo um ovo ou queijo. Você irá reduzir o impacto da tapioca na sua glicemia. Uma boa variação para tapioca, é a crepioca, pois você reduz a quantidade de tapioca e aumenta a quantidade de proteína.


O grande problema relacionado ao pão, é o glúten. Sim, existem diversos trabalhos na comunidade cientifica e já é comprovado que o glúten, pode induzir e aumentar os processos inflamatórios no intestino delgado.


O aumento dessa inflamação pode prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo e dificultar a perda peso. Entretanto isso está muito ligado a sensibilidade individual das pessoas, ou seja, tem indivíduos que comem pão e não sente nada, a vida segue normal. Por outro lado, existem pessoas que não conseguem consumir o pão, porque não se sentem bem.


Então não existe um melhor entre os dois, tudo vai depender de cada indivíduo. O meu conselho para você, é que independente da opção que você escolha, com sempre em pouca quantidade e faça atividade regularmente, pois isso vai te dar uma flexibilidade metabólica melhor e a sua saúde agradece.


Beijos do Nutri!






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square