A IMPORTÂNCIA LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS.


A IMPORTÂNCIA LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS.

COMO LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS.


O rótulo dos alimentos é um sistema obrigatório que permite conhecer as informações nutricionais de um produto industrializado, já que indica quais são os seus componente e em que quantidade de se encontram, além de ser informado quais são os ingredientes utilizados em sua preparação.


Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em qualquer produto regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados. Mas nem sempre recebe a atenção merecida do consumidor.


Em geral, os rótulos trazem dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir, quanto a porção daquele alimento contribui para o total de nutrientes diários, calorias, a quantidade de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e sódio.


Ler o rótulo dos alimentos ajuda a conhecer o que existe dentro da embalagem, facilitando a tomada de decisões na hora de comprar um produto industrializado, já que permite comparar produtos semelhantes e avaliar a quantidade de nutrientes que possui, verificando se corresponde a um produto saudável ou não. Dessa forma, é possível controlar alguns produtos de saúde, como diabetes, excesso de peso, hipertensão e intolerância ao glúten, por exemplo. No entanto, a leitura dos rótulos deve ser feita por todas as pessoas para melhorar os seus hábitos alimentares e de consumo.


As informações presentes no rótulo dos alimentos podem variar de um país para outro, porém na maioria das vezes são especificadas as quantidades de gordura trans, açúcares, se contém glúten ou vestígios de amendoim, nozes ou amêndoas, por exemplo, já que normalmente são associados com alergia alimentar.


Lista de ingredientes


A lista de ingredientes indica a quantidade do nutriente presente no alimento, em que os componentes em maior quantidade encontram-se na frente, ou seja, a lista de ingredientes segue uma ordem decrescente.


Por isso se num pacote de biscoitos na lista de ingredientes do rótulo o açúcar vier em primeiro lugar, fique alerta, porque a sua quantidade é muito grande. E se num pão integral, a farinha de trigo vier em primeiro lugar, isso indica que a quantidade de farinha comum é muito grande, e por isso o alimento não é tão integral assim.


Na lista de ingredientes do rótulo também se encontram os aditivos, corantes, conservantes e adoçantes usados pela indústria, que muitas vezes aparecem como nomes estranho ou números.

No caso do açúcar, podem ser encontrados diferentes nomes como xarope de milho, xarope de milho com alto teor de frutose, suco de fruta concentrado, maltose, dextrose, sacarose e mel, por exemplo.


Nutrientes


Nessa sessão do rótulo do alimento é indicada a quantidade de carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas e minerais que o produto contém por porção ou por cada 100 gramas.

É importante que nessa sessão a pessoa preste atenção à quantidade de gorduras, uma vez que é informada a quantidade de gorduras trans e saturadas que o alimento possui, além da quantidade de colesterol, sódio e açúcar, sendo importante limitar o consumo desses produtos, já que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.


Quanto às vitaminas e minerais, é importante verificar quanto elas contribuem para o corpo, pois a ingestão da quantidade cerda desses micronutrientes pode diminuir o risco de algumas doenças e melhorar a saúde. Por isso, caso a pessoa possua alguma doença que seja necessário aumentar o consumo de algum desses micronutrientes, deve-se escolher o que precisa em maior quantidade, como por exemplo no caso da anemia, em que é necessário aumentar o consumo de ferro.



Porção


De forma geral, a porção é padronizada para facilitar a comparação com outros produtos semelhante, sendo normalmente informadas medidas caseiras, como 1 fatia de pão, 30 gramas, 1 embalagem, 5 biscoitos ou 1 unidade, por exemplo.

A porção influencia a quantidade de calorias e todas as outras informações nutricionais do produto. Em alguns alimentos pode ser fornecida a tabela nutricional por porção ou por cada 100 gramas do produto.


Calorias


As calorias são a quantidade de energia que um alimento proporciona ou organismo para que cumpra todas as suas funções vitais. Cada grupo de alimento proporciona uma quantidade de calorias: 1 grama de carboidrato fornece 4 calorias, 1 grama de proteínas fornece 4 calorias e 1 grama de gordura fornece 9 calorias.


Porcentagem de valor diário


A porcentagem de valor diário, representado como %VD, indica a concentração de cada nutriente por porção de alimento baseado em uma dieta de 2000 calorias por dia. Por isso, caso o produto indique que há 20% de açúcar, significa que 1 porção desse produto proporciona os 20% de açúcar total que deve ser ingerido diariamente.



Fique atento


Os valores nutricionais dos produtos são informados por quantidades pré-estipuladas de porções, e não pela quantidade do produto inteiro. Um pacote de salgadinhos de 100 g muitas vezes traz as informações para uma porção de 25 g. Porém, todo mundo sabe que a maioria come o pacote inteiro do salgadinho de uma vez. Assim, muitas vezes consumimos além do recomendável com a ilusão de que estamos ingerindo somente aquele valor indicado. E exceder quantidades ao longo da vida pode acarretar vários problemas à saúde.


Posts Em Destaque