top of page

A IMPORTÂNCIA LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS.


A IMPORTÂNCIA LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS.

COMO LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS.


O rótulo dos alimentos é um sistema obrigatório que permite conhecer as informações nutricionais de um produto industrializado, já que indica quais são os seus componente e em que quantidade de se encontram, além de ser informado quais são os ingredientes utilizados em sua preparação.


Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em qualquer produto regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados. Mas nem sempre recebe a atenção merecida do consumidor.


Em geral, os rótulos trazem dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir, quanto a porção daquele alimento contribui para o total de nutrientes diários, calorias, a quantidade de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e sódio.


Ler o rótulo dos alimentos ajuda a conhecer o que existe dentro da embalagem, facilitando a tomada de decisões na hora de comprar um produto industrializado, já que permite comparar produtos semelhantes e avaliar a quantidade de nutrientes que possui, verificando se corresponde a um produto saudável ou não. Dessa forma, é possível controlar alguns produtos de saúde, como diabetes, excesso de peso, hipertensão e intolerância ao glúten, por exemplo. No entanto, a leitura dos rótulos deve ser feita por todas as pessoas para melhorar os seus hábitos alimentares e de consumo.


As informações presentes no rótulo dos alimentos podem variar de um país para outro, porém na maioria das vezes são especificadas as quantidades de gordura trans, açúcares, se contém glúten ou vestígios de amendoim, nozes ou amêndoas, por exemplo, já que normalmente são associados com alergia alimentar.


Lista de ingredientes


A lista de ingredientes indica a quantidade do nutriente presente no alimento, em que os componentes em maior quantidade encontram-se na frente, ou seja, a lista de ingredientes segue uma ordem decrescente.


Por isso se num pacote de biscoitos na lista de ingredientes do rótulo o açúcar vier em primeiro lugar, fique alerta, porque a sua quantidade é muito grande. E se num pão integral, a farinha de trigo vier em primeiro lugar, isso indica que a quantidade de farinha comum é muito grande, e por isso o alimento não é tão integral assim.


Na lista de ingredientes do rótulo também se encontram os aditivos, corantes, conservantes e adoçantes usados pela indústria, que muitas vezes aparecem como nomes estranho ou números.

No caso do açúcar, podem ser encontrados diferentes nomes como xarope de milho, xarope de milho com alto teor de frutose, suco de fruta concentrado, maltose, dextrose, sacarose e mel, por exemplo.


Nutrientes


Nessa sessão do rótulo do alimento é indicada a quantidade de carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas e minerais que o produto contém por porção ou por cada 100 gramas.

É importante que nessa sessão a pessoa preste atenção à quantidade de gorduras, uma vez que é informada a quantidade de gorduras trans e saturadas que o alimento possui, além da quantidade de colesterol, sódio e açúcar, sendo importante limitar o consumo desses produtos, já que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.