OS BENEFÍCIOS DO ABACAXI.


OS BENEFÍCIOS DO ABACAXI.

Abacaxi:


O abacaxi é uma fruta tropical da família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, nutrientes essenciais para garantir a saúde. Esta fruta pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conservas, sendo adicionada em diversas preparações como sucos, sobremesas e doces. Quando na forma de conserva ou desidratada, deve-se dar preferência ao abacaxi sem adição de açúcar.


O abacaxi, também conhecido como ananás, além de ser delicioso ainda é rico em diversos nutrientes. Consumido in natura, em sucos ou em sobremesas, na quantidade certa ele pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde. Seu alto valor nutritivo pela presença de sais minerais e vitaminas é um dos destaques da fruta.


Benefícios do abacaxi:


Ajuda no emagrecimento: por conter bastante água, o abacaxi é um excelente diurético e, consequentemente, um bom aliado para o corpo, ajudando a diminuir a retenção de líquido. O consumo do abacaxi diminui a vontade de comer doces, por isso é muito indicado para quem deseja perder peso. "Se você procura emagrecer, recomenda-se consumir 2 fatias de abacaxi com canela em pó pela manhã".


Auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios: o potássio possui papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho e evitando a fadiga de esportistas. Em apenas 100 gramas da fruta (equivalente a uma fatia), 5% das quantidades diárias recomendadas são supridas. Já a bromelina, possui efeitos anti-inflamatórios que reduzem inchaços e dores musculares recorrentes após os treinos, otimizando o tempo de recuperação muscular.


Previne gripes, tosses e resfriados: Além das vitaminas A e C que aumentam a imunidade, a presença da bromelina é responsável por facilitar a expectoração. "A enzima tem ação mucolítica, que dissolve o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral e facilitando a expectoração". De acordo com a nutricionista, ele também é indicado para pacientes que têm sinusite ou tosses crônicas.


Ajuda a preservar a memória: "As substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores, promovendo a melhora da renovação celular, preservando a memória e prevenindo doenças neuro-degenerativas como o ?Alzheimer", explica o nutrólogo Fernando Cerqueira.


Aliado das unhas, pele e cabelos: A bromelina suaviza a pele e tem sido usada para combater inflamações como a acne. O abacaxi é um poderoso antioxidante que combate os danos dos radicais livres melhorando assim cabelos, pele e unhas. "É um excelente remédio caseiro para pele com lesões e para reduzir manchas de idade já que contém enzimas que compõem a elasticidade da pele". Ele recomenda comer uma fatia (100 g) de três a quatro vezes por semana (sucos, porção da fruta, assado, gelatinas, bolos, compotas e iogurtes).


Auxilia no controle do colesterol e triglicérides: A fruta é um ótimo remédio natural para diminuir os níveis de colesterol, pois ajuda a normalizar esta dislipidemia no sangue por ser rico em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. "Além disso, por possuir fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue".


Controla a coagulação sanguínea: A bromelina possui alto peso molecular capaz de ser absorvida pelo trato gastrointestinal produzindo ações anti-inflamatórias e antiexsudativa, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição da agregação plaquetária. Alivia os sintomas de angina e, por isso, inibe a coagulação do sangue e construção e remove placas nas artérias, o que é útil para a trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose.


Como consumir o abacaxi:


O abacaxi por ser uma fruta ácida combina com outras frutas da mesma categoria, em uma salada de frutas por exemplo, ou utilizado em saladas de vegetais verdes-escuros, além dos sucos detox.


Sob o ponto de vista nutricional as boas combinações incluem também os vegetais verde-escuros pelo fato do abacaxi ser uma boa fonte de Vitamina C e esta ter a função de auxiliar na absorção do ferro. O abacaxi também pode ser inserido em sobremesas após refeições contendo carnes, pois a bromelina ajudará na digestão das proteínas.


Receitas com abacaxi:


Bolo fit de abacaxi


Ingredientes:

  • 1 ovo

  • 2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado

  • 1 colher de chá de requeijão light

  • 1 e 1/2 colheres de sopa de farelo de aveia

  • 1 colher de sopa de leite em pó desnatado

  • 1/2 pacotinho de suco em pó de abacaxi com gengibre, de preferência sem açúcar

  • 1 colher de café de fermento em pó

  • Essência de baunilha a gosto

Cobertura:

  • 4 colheres de sopa de leite desnatado em pó

  • 100 ml de leite desnatado

  • 1/2 pacotinho de suco em pó de abacaxi com gengibre (o mesmo usado para a massa)

  • 1 colher de sobremesa de gelatina zero de abacaxi

  • Abacaxi em cubos para cobrir

Modo de preparo:


Bater o ovo com um garfo ou na batedeira até ficar bem cremoso. Acrescentar os outros ingredientes mexer bem até ficar homogêneo. Colocar a massa em um recipiente próprio para micro-ondas e no formato desejado do bolo, levando ao micro-ondas por cerca de 2:30 minutos ou até a massa começar a desgrudar das bordas.

Para a cobertura, deve-se misturar todos os ingredientes até formar um creme, colocando sobre a massa do bolo. Em seguida, adicionar o abacaxi picado para cobrir.


Mousse light de abacaxi


Ingredientes:

  • 1/2 abacaxi picado

  • 100 ml água para cozinhar o abacaxi

  • 2 colheres de sopa adoçante culinário

  • 500 ml leite desnatado

  • 135 ml de água morna

  • 1 pacote de gelatina de abacaxi sem açúcar

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:


Ferver o abacaxi picado na água com o adoçante culinário por cerca de 6 minutos. Dissolver a gelatina na água morna e bater no liquidificador com o leite e a essência de baunilha. Acrescentar o abacaxi à mistura de gelatina e levar ao liquidificador, dando pequenas pulsadas para misturar sem triturar tudo. Colocar em um recipiente com o formato desejado do mousse e levar para a geladeira até endurecer.



Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags