MANGA ENGORDA?


Manga

A manga é uma fruta de origem asiática e estima-se que esse alimento seja cultivado há mais de 4 mil anos. Por ter se adaptado rapidamente ao clima tropical do país, ela é bastante consumida pelos brasileiros. Geralmente, possui um formato oval, é um fruto carnudo com casca fina e tem uma semente grande no meio.


Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta. A manga tem cerca de 52 calorias por cada 100 gramas, e uma manga média pesa entre 300 e 500 gramas. Por isso, este não é a fruta ideal para quem está tentando emagrecer, especialmente se for ingerida muito frequentemente.


A manga é o fruto da mangueira, uma árvore frutífera originária da Ásia que faz sucesso em países tropicais, como o Brasil, e tem vários benefícios. Com sabor doce e refrescante, é matéria-prima de diversas receitas (de mousse a saladas) e seu consumo ajuda desde o melhor funcionamento do intestino até a hidratação aos cabelos.


A manga pode ser consumida em forma de suco, geleias, vitaminas, saladas verdes, molhos ou juntamente com outros alimentos, mas também não é a fruta mais indicada para diabéticos por ser muito doce. Os benefícios da manga são os mais diversos, de prevenção de doenças à beleza da pele e cabelos. Isso porque a fruta é repleta de nutrientes essenciais ao nosso corpo.


Os benefícios da manga incluem:

  1. Combater a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão;

  2. Ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias;

  3. Proteger as células e prevenir o câncer porque é rica em antioxidantes;

  4. Melhorar a saúde da pele e proteger do sol, porque tem ação fotoprotetora;

  5. Fortalecer o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante;



Combate ao diabetes:


A manga é uma excelente aliada no tratamento da diabetes devido à grande quantidade de fibras que apresenta. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) concluiu que a manga é rica em pectina, uma fibra solúvel capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.

Ao final da análise, cientistas constataram que pacientes com diabetes que consumiram manga tiveram cerca de 107 mg/dl de glicose no sangue. Enquanto aqueles que não se alimentaram do fruto tiveram índices de 330 mg/dl.


Aumenta imunidade:


Por possuir vitaminas C e A, a manga ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças. A vitamina A contribui com a integridade da pele e das mucosas, impedindo a invasão de patógenos que podem causar problemas de saúde. Sua deficiência reduz a resistência a infecções, por exemplo.


Já a vitamina C evita o dano das células do corpo e aumenta a imunidade. Vale destacar que não produzimos a vitamina C ou A, mas precisamos delas para a defesa do organismo. Por isso, a necessidade de consumir com mais frequência alimentos como manga que contém esses nutrientes. Em 100 g de manga em média há 15,8 mg de vitamina C e 23 µg de vitamina A.


Reduz LDL colesterol:


Devido à presença de vitamina C, acredita-se que o consumo diário de manga é capaz de reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim. Vale lembrar que altas quantidades de colesterol ruim causam obstrução das artérias e, assim, elevam os riscos de infarto.


Melhora a pele:


Se você deseja uma pele linda e saudável, saiba que a manga tem ação fotoprotetora, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol. Apesar dos raios solares serem benéficos para os ossos e formação da vitamina D, a exposição constante pode causar queimadura, vermelhidão, envelhecimento precoce e doenças, como câncer de pele.


Manga não engorda:


Devido às fibras e por ter um efeito laxante, a manga pode oferecer uma ajuda extra a quem quer emagrecer. Contudo, é importante consumi-la in natura, não adicionar açúcares e outros condimentos mais calóricos, e respeitar a quantidade orientada por nutricionista. Manga em excesso, pode ter efeito contrário e engordar. É recomendado o consumo de 200g de manga por dia. Isso equivale à metade de uma manga média.








Posts Em Destaque