TUDO SOBRE MACA PERUANA.

MACA PERUANA
A Maca peruana, ou apenas Maca, é um tubérculo da família do nabo, do repolho e do agrião que possui importantes propriedades medicinais, sendo utilizado tradicionalmente para aumentar a vitalidade e a libido, sendo por isso conhecido como um energizante natural.
A maca peruana é uma raiz nativa do Peru, que tem como objetivo prevenir doenças, ajudar na perda de peso, além de aumentar a libido e a fertilidade. Ela também é uma fonte rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, e nutrientes que podem ajudar em diversas outras áreas e funções do corpo.
O nome científico desta planta medicinal é Lepidium meyenii e pode ser conhecida em outros locais como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. A Maca é ainda considerada um superalimentos por ser rico em fibras e gorduras essenciais, nutrindo o corpo e contribuindo para o aumento da energia e do vigor físico.
A Maca é relativamente fácil de encontrar, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas ou pó, que pode ser misturado em vitaminas ou sucos de fruta, por exemplo. O seu preço pode variar de acordo com a forma de apresentação, mas geralmente encontra-se na média dos 20 a 30 reais.
O QUE É A MACA PERUANA:
Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca peruana é uma raiz cujo formato se assemelha a um rabanete. Ela ficou famosa quando alguns de seus benefícios ganharam destaque, como o poder de elevar a libido e de ajudar no emagrecimento. A maca peruana pode ser consumida nos formatos em pó e cápsulas.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA:
Aumento do libido:
A Maca apresenta propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual
Aumenta concentração e raciocínio:
Os ácidos graxos presentes no óleo essencial de Maca, contribuem para aumentar o rendimento mental, melhorando o raciocínio e a concentração.
Reduz a ansiedade:
A Maca ajuda a otimizar a produção hormonal e aumenta a vitalidade, por isso, é uma ótima opção para ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão. Além disso, existem ainda alguns estudos que mostram que a Maca pode também ser usada para diminuir sentimentos de depressão, otimizar a produção hormonal, aumentar a frequência das ereções e diminuir os sintomas da menopausa.
Redução do cansaço e fadiga:
O óleo essencial da Maca fornece excelentes quantidades de ácidos graxos, sendo, por isso, ótimo para aumentar a energia e o rendimento, tanto física como mental.
Ajuda emagrecer:
Muitas pessoas consideram carboidratos os grandes vilões do emagrecimento, mas isso não passa de mito. Quem deseja perder peso de forma saudável deve se preocupar com as calorias ingeridas e seguir um plano que contemple dieta e exercícios.
Assim, embora mais da metade da composição da maca peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. Entretanto, apenas o consumo do alimento sem qualquer mudança de hábito ou acompanhamento não apresentará mudanças significativas. Junto com um plano alimentar, por outro lado, ganha-se um grande aliado.
Combate ai diabetes:
A maca peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes de duas maneiras: ela diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão. Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
Aumenta sistema imunológico:
A maca peruana também é conhecida por funcionar como um revigorante para o organismo. Ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação à condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular. Para se ter uma ideia do que isso significa, vale lembrar que 100 g de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral. A prática regular de exercícios e a exposição solar saudável também são recomendadas para evitar a osteoporose.
COMO TOMAR MACA PERUANA:
A dose recomendada por dia de Maca é de aproximadamente 3000 mg, dividida em 3 vezes, tomadas durante as refeições até a um máximo de 4 meses.
No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou o problema a tratar. Dessa forma, o melhor sempre é consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar cápsulas de Maca.
A Maca também pode ser consumida como um alimento, na forma de raiz ou pó, devendo ser adicionada na preparação de pratos ou bebidas, por exemplo, na proporção de 2 a 3 colheres de chá.
QUEM NÃO PODE TOMAR:
Na maioria das pessoas, a Maca peruana é bem tolerada, sendo amplamente consumida nas regiões da América do Sul, mas por questões de segurança não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação.
Além disso, e embora não exista consenso do efeito da Maca sobre os hormônios, também se deve evitar o consumo de Maca sem orientação em crianças ou no caso de pessoas com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios como câncer da mama ou útero.