TUDO SOBRE MACA PERUANA.


MACA PERUANA


A Maca peruana, ou apenas Maca, é um tubérculo da família do nabo, do repolho e do agrião que possui importantes propriedades medicinais, sendo utilizado tradicionalmente para aumentar a vitalidade e a libido, sendo por isso conhecido como um energizante natural.


A maca peruana é uma raiz nativa do Peru, que tem como objetivo prevenir doenças, ajudar na perda de peso, além de aumentar a libido e a fertilidade. Ela também é uma fonte rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, e nutrientes que podem ajudar em diversas outras áreas e funções do corpo.


O nome científico desta planta medicinal é Lepidium meyenii e pode ser conhecida em outros locais como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. A Maca é ainda considerada um superalimentos por ser rico em fibras e gorduras essenciais, nutrindo o corpo e contribuindo para o aumento da energia e do vigor físico.


A Maca é relativamente fácil de encontrar, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas ou pó, que pode ser misturado em vitaminas ou sucos de fruta, por exemplo. O seu preço pode variar de acordo com a forma de apresentação, mas geralmente encontra-se na média dos 20 a 30 reais.


O QUE É A MACA PERUANA:


Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca peruana é uma raiz cujo formato se assemelha a um rabanete. Ela ficou famosa quando alguns de seus benefícios ganharam destaque, como o poder de elevar a libido e de ajudar no emagrecimento. A maca peruana pode ser consumida nos formatos em pó e cápsulas.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA:



Aumento do libido:


A Maca apresenta propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual



Aumenta concentração e raciocínio:


Os ácidos graxos presentes no óleo essencial de Maca, contribuem para aumentar o rendimento mental, melhorando o raciocínio e a concentração.



Reduz a ansiedade:


A Maca ajuda a otimizar a produção hormonal e aumenta a vitalidade, por isso, é uma ótima opção para ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão. Além disso, existem ainda alguns estudos que mostram que a Maca pode também ser usada para diminuir sentimentos de depressão, otimizar a produção hormonal, aumentar a frequência das ereções e diminuir os sintomas da menopausa.


Redução do cansaço e fadiga:


O óleo essencial da Maca fornece excelentes quantidades de ácidos graxos, sendo, por isso, ótimo para aumentar a energia e o rendimento, tanto física como mental.



Ajuda emagrecer:


Muitas pessoas consideram carboidratos os grandes vilões do emagrecimento, mas isso não passa de mito. Quem deseja perder peso de forma saudável deve se preocupar com as calorias ingeridas e seguir um plano que contemple dieta e exercícios.


Assim, embora mais da metade da composição da maca peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. Entretanto, apenas o consumo do alimento sem qualquer mudança de hábito ou acompanhamento não apresentará mudanças significativas. Junto com um plano alimentar, por outro lado, ganha-se um grande aliado.


Combate ai diabetes:


A maca peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes de duas maneiras: ela diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão. Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.


Aumenta sistema imunológico:



A maca peruana também é conhecida por funcionar como um revigorante para o organismo. Ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação à condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular. Para se ter uma ideia do que isso significa, vale lembrar que 100 g de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral. A prática regular de exercícios e a exposição solar saudável também são recomendadas para evitar a osteoporose.


COMO TOMAR MACA PERUANA:


A dose recomendada por dia de Maca é de aproximadamente 3000 mg, dividida em 3 vezes, tomadas durante as refeições até a um máximo de 4 meses.


No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou o problema a tratar. Dessa forma, o melhor sempre é consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar cápsulas de Maca.


A Maca também pode ser consumida como um alimento, na forma de raiz ou pó, devendo ser adicionada na preparação de pratos ou bebidas, por exemplo, na proporção de 2 a 3 colheres de chá.


QUEM NÃO PODE TOMAR:


Na maioria das pessoas, a Maca peruana é bem tolerada, sendo amplamente consumida nas regiões da América do Sul, mas por questões de segurança não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação.


Além disso, e embora não exista consenso do efeito da Maca sobre os hormônios, também se deve evitar o consumo de Maca sem orientação em crianças ou no caso de pessoas com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios como câncer da mama ou útero.













Posts Em Destaque
Posts Recentes