5 benefícios do levedo de cerveja.


A levedura da cerveja é um tipo de fungo (Saccharomyces cerevisiae) usado para fazer cerveja, daí o seu nome. O levedo de cerveja é um subproduto do processo de fermentação, com sabor ligeiramente amargo, cor amarela-acastanhada e odor característico. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece uma enorme gama de benefícios à saúde.


A levedura de cerveja, também conhecida como levedo de cerveja, é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como o cromo, selênio, potássio, ferro, zinco e magnésio, e, por isso, ajuda a regular o metabolismo do açúcar e a diminuir o colesterol, além de também ser considerada um excelente probiótico, pois ajuda a melhorar a digestão. A levedura de cerveja é uma levedura proveniente do fungo Saccharomyces cerevisiae que além de poder ser utilizada como suplemento nutricional, é também utilizada no preparo de pães e cerveja.


Principais nutrientes:

  • Proteína

  • Vitaminas do complexo B

  • Cromo

  • Selênio

  • Magnésio

  • Potássio

  • Fósforo

  • Zinco

  • Ferro.

A principal qualidade do levedo de cerveja é sua impressionante concentração de proteína de fácil digestão. Metade do seu peso é pura proteína: em 100 gramas de levedo estão contidas 50 gramas de proteína completa, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso corpo não fabrica e que precisam ser ingeridos na alimentação. Isto torna o levedo uma fonte proteica excelente para todos e especialmente para vegetarianos e veganos.


A proteína é necessária para o organismo por inúmeros motivos, incluindo o crescimento e a reparação dos órgãos, músculos e células, proteção contra infecções, produção de enzimas e hormônios, e muitas outras funções. Para os praticantes de musculação esta oferta de proteína de fácil assimilação é bem-vinda e ajuda na hipertrofia e na recuperação pós-treino.


O levedo apresenta níveis excelentes de vitaminas do complexo B. Ele é muito rico em B1, B2, B3, B6, folato, e contém doses modestas de B12. Todas estas vitaminas desempenham em conjunto um papel importante no metabolismo celular, produzindo energia e ajudando a manter a função cerebral. O complexo B também é essencial para a pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis.

Além disso, as vitaminas B têm impacto na queima (oxidação) de gordura, no sono, na saúde do sistema nervoso e no stress, no cansaço físico e mental, na visão, no sistema digestivo e na função hepática.

Levedo de cerveja ainda contém uma gama de minerais como cromo, selênio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e ferro. O cromo presente no levedo é bem absorvido e ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue em níveis saudáveis. O selênio participa de muitas enzimas importantes para o metabolismo, dentre elas a glutationa, uma poderosa enzima com ação antioxidante.


1. Melhora a pele

A levedura de cerveja possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar a acne, eczema e psoríase. Além disso, o consumo das vitaminas desse complexo também ajudam a manter as unhas e cabelos saudáveis.

2. Ajuda a diminuir o colesterol

A fibra presente na levedura de cerveja ajuda a diminuir a absorção de colesterol a nível intestinal. Além disso, a presença de cromo em sua composição ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

3. Regula os níveis de açúcar

Esse tipo de levedura é rica em cromo, que é um minerais que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, é rica em fibra, o que também ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue. No entanto, as pessoas com diabetes precisam consultar o médico antes de começar a consumir a levedura de cerveja.

4. Promove a perda de peso

A levedura de cerveja ajuda a regular o apetite, já que aumenta a sensação de saciedade. Isso acontece devido à grande quantidade de fibras e de proteínas que contém. Uma boa maneira de beneficiar-se do seu consumo é ingerir meia hora antes da refeição.

5. Melhora do funcionamento do intestino

A levedura de cerveja possui fibras e, por isso, é considerada probiótico, pois melhora o processo digestivo, além de ajudar a tratar algumas alterações intestinais, como diarreia, síndrome do intestino irritável, colite e intolerância à lactose, por exemplo.

Como consumir:


Por ter um sabor pronunciado o ideal é tomar o levedo de cerveja em pó ou em flocos misturado com outros alimentos. Acrescente na vitamina, no suco de frutas ou no iogurte. O café da manhã é um bom momento para ingerir o levedo e começar o dia cheio de energia. Ele também pode entrar na hora do lanche. Se você não tem problema com o sabor o levedo pode ser polvilhado em sopas.


Quantidade recomendada:


Uma colher de café é uma boa medida para começar, dobrando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose recomendada de uma a duas colheres de sopa por dia.


Riscos ao ingerir em excesso:

Doses excessivas de levedo de cerveja podem causar diarreia, náuseas e gases.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square