6 BENEFÍCIOS DA JABUTICABA!


Jabuticaba


A jabuticaba possui benefícios diversos. A fruta é 100% brasileira, originária da nossa Mata Atlântica. Nesse sentido, o seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferente. O primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.


Também em razão da grande presença de antioxidantes, ajuda a garantir a aparência jovial e saudável da pele, prevenindo o envelhecimento precoce decorrente da ação de radicais livres. O combate à ação dos radicais livres também ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas graves, como câncer e Alzheimer.


Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou jabuticaba-sabará. As frutas da jabuticaba crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.


Com aquele delicioso "gostinho de infância" na memória, a jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira e que faz parte da vida de grande parte das pessoas. Dona de nutrientes incríveis e poderosos para a saúde, elas carregam quantidades generosas de vitaminas e minerais que ajudam a desenvolver o organismo, dando mais força e energia ao corpo. Descubra algumas outras peculiaridades dessa frutinha nativa.


O fruto da jabuticabeira teve sua origem no Estado de Minas Gerais e é pertencente do grupo das "berries", as frutas vermelhas e roxas responsáveis pelas ações antioxidantes no organismo. Segundo a nutricionista Sheila Basso, a jabuticaba é rica em vitaminas C e E, minerais, como cálcio, magnésio e potássio, além de antocianinas, nutrientes anti-inflamatório, fazendo com que a fruta ajude na prevenção de alguns tipos de doenças.


A jabuticaba é uma fruta brasileira que tem a característica incomum de brotar no caule da jabuticabeira, e não nas suas flores. Essa fruta tem poucas calorias e carboidratos, mas é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.


A jabuticaba pode ser consumida fresca ou em preparações como geleia, vinhos, vinagre, aguardente e licores. Por perder sua qualidade rapidamente após retirada da jabuticabeira, é muito difícil encontrar essa fruta em mercados distantes das suas regiões de produção.


O chá de jabuticaba atua a favor da saúde cardiovascular, ajudando a prevenir que problemas prejudiquem o coração. Em resumo, trabalha para regular a pressão arterial e o nível de colesterol no sangue.


A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.


Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. As

antocianidinas são encontradas normalmente em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul e estudos dizem que ela possui propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.


Benefícios


1 - Fortalece o sistema imunológico: Graças à presença da vitamina C, a jabuticaba se torna uma potente aliada dos nossos mecanismos de defesa, fazendo com que o organismo fique livre de gripes e resfriados, por exemplo.


2 - Previne o envelhecimento: A vitamina E é conhecida por ser um nutriente antioxidante, por isso, ajuda a garantir uma pele hidratada, saudável e livre de rugas e marcas de expressões causadas pelo envelhecimento.


3 - Garante uma gravidez saudável: A quantidade de vitamina E presente na jabuticaba, além de ajudar as mulheres que desejam engravidar, aumentando a fertilidade, é essencial para os primeiros três meses da gestação, fazendo com que o bebê tenha um bom desenvolvimento e diminuindo os riscos de aborto.


4 - Facilita o processo digestivo: As fibras alimentares encontradas na jabuticaba ajudam a tornar o trânsito intestinal mais saudável e eficaz, prevenindo também a constipação e a prisão de ventre.


5 - Melhora a saúde óssea: Para as crianças em desenvolvimento ou para os adultos que precisam prevenir e combater a osteoporose, a jabuticaba também é uma boa fonte do mineral cálcio para o nosso organismo. O nutriente também contribui com a saúde dos músculos e dentes.


6 - Favorece o emagrecimento: Devido a presença das fibras alimentares, a pequena fruta garante saciedade mais facilmente, diminuindo os lanchinhos antes das refeições principais e favorecendo a perda de peso de forma saudável e natural.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags