6 BENEFÍCIOS DA LARANJA.

FRUTA RICA EM NUTRIENTES:
A Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce. Ela pertencem à família Rutaceae e é cultivada e consumida em todo o mundo. Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.
O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades antiinflamatórias e inibem a formação de coágulos no sangue.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 ml do seu suco natural, que tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta fresca. Além disso, a laranja adicionada em receitas cozidas ou que vão ao forno tem menos nutrientes que a fruta crua.
A laranja é conhecida principalmente pela vitamina C, nutriente que ajuda na prevenção e tratamento de gripes e resfriados. No entanto, a laranja também é fonte de potássio, magnésio e betacaroteno, nutrientes com ações antioxidantes que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer.
Podemos dizer que a laranja tem um lugar de honra em uma dieta equilibrada e saudável, devido aos diversos benefícios que ela oferece à saúde. A vitamina C, além de ser fundamental para o bom funcionamento das defesas do nosso organismo, também ajuda na absorção do ferro dos outros alimentos, como, por exemplo, quando ingerimos folhas verde-escuras ou feijão acompanhados de uma fatia da fruta. Já o potássio ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.
Outra vantagem é o fornecimento de energia, já que a laranja é rica em açúcar e carboidratos. Pensando nisso, vale lembrar que, como qualquer alimento, ela deve ser consumida com moderação, pois contém cerca de 50 calorias a cada 100 gramas.
A laranja é fonte de betacaroteno, folato, tiamina e potássio. Rica em antioxidantes, vitaminas C e E, compostos fenólicos e carotenos. "É também uma fonte muito importante de ácido ascórbico, um nutriente que além da ação vitamínica, é precioso pelo seu efeito antioxidante, pelo estímulo ao sistema imunológico, dentre outros benefícios à saúde, os quais estão sendo ativamente investigados e atualizados, tais como a inibição da formação de câncer de estômago causado por compostos N-nitrosos.
ada laranja possui aproximadamente 16g de carboidrato, porém o índice glicêmico é médio, ou seja, o impacto do consumo de uma laranja para o aumento da glicemia não é prejudicial, de acordo com o nutricionista Thiago Salla. Isso se deve pelo seu bom conteúdo de fibras, quase 2g por porção, o que corresponde a 10% do teor de fibras recomendado por dia.
"Para uma fruta in natura, essa concentração de açúcar não é muita, porém quando se prepara um suco de laranja, acaba sendo utilizada mais de uma fruta in natura, e isso acarreta a um aumento da concentração de açúcar e muita das vezes é acrescentado o açúcar refinado, que gera novamente o aumento dessa concentração.