7 benefícios de consumir framboesa.

A framboesa é uma frutinha pequena e vermelha que serve como fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, ferro e muitos outros. Você aprenderá a seguir sobre todos os benefícios do suco de framboesa, além de várias receitas deliciosas para fazer o seu suco e aproveitar todos os seus benefícios.
A framboesa (Rubus idaeus) é uma pequena fruta com um sabor levemente ácido, muito comum nos quintais espalhados pelo Brasil, devido ao fácil cultivo e manutenção. Sua temporada de colheita é em novembro, porém, não é difícil encontrá-la nos supermercados durante o ano. Muito confundida com outra fruta da mesma espécie, a amora, as duas são quase que complementares, porém dispõem de algumas singularidades.
Se você faz parte do time que ama sucos e smoothies de frutas, é possível que já tenha experimentado algumas receitas com a framboesa. Ela faz parte do grupo seleto das "frutas vermelhas", que fazem muito sucesso e funcionam como ótimos antioxidantes - além de serem ricas em diferentes tipos de vitaminas. Aqui, a gente separou diversos benefícios que a framboesa traz para a alimentação. É só continuar lendo!
1. Ação antioxidante:
O suco 100% não diluído de framboesa também é fonte das chamadas antocianinas, substâncias com efeito antioxidante que desaceleram o envelhecimento, e auxiliam na manutenção de uma boa saúde.
2. Pode ser benéfica ao sistema circulatório:
O suco de framboesa é composto por uma substância conhecida pelo nome de ácido salicílico. Trata-se de um componente similar à aspirina e que pode colaborar para o bom funcionamento do sistema circulatório.
3. Controla a diabete:
A framboesa ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes. Ela possui um baixo índice glicêmico, e isso ajuda na quebra de carboidrato, retardando a liberação de açúcar no sangue, fator que provoca uma baixa demanda de insulina pelo corpo, importante para pacientes diabéticos. A framboesa possui casca e elas ajudam, pois possuem muita fibra que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue em um nível ideal.
4. Ajuda a controlar a fome:
Os carboidratos da framboesa são liberados lentamente o que evita o aumento e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue que pode ajudar a controlar a fome . A framboesa possui um número baixo de calorias e é rica em fibras solúveis que mantem o estomago cheio e reduz o número de dores causadas pela fome: evitando que uma pessoa coma excessivamente.
5. Pode apresentar efeito anti-histamínico:
O suco de framboesa puro e não diluído diminui a liberação de histaminas, o que resulta na redução de reações alérgicas. Isso acontece graças ao fato da bebida ser fonte de vitamina C.
Um estudo conduzido pela Universidade do Estado do Arizona indicou que é o efeito antioxidante da vitamina C que contribui com a diminuição dos níveis de histamina no organismo.
6. Fonte de vitamina K:
A vitamina K que é encontrada na composição do suco de framboesa auxilia o organismo a produzir as proteínas que são necessárias para depositar novos tecidos ósseos. O nutriente também atua na ativação de proteínas requeridas para a formação de coágulos sanguíneos, algo que é importante para cessar o sangramento que surge em decorrência de uma lesão.
7. Fonte de vitamina C:
O suco de framboesa é composto por vitamina C. O nutriente é importante para o processo apropriado de cicatrização e para a metabolização do colesterol. Mas não é somente isso: a vitamina C também é importante para a manutenção da integridade do tecido corporal e contribui com a produção de hormônios.