7 benefícios de consumir framboesa.


A framboesa é uma frutinha pequena e vermelha que serve como fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, ferro e muitos outros. Você aprenderá a seguir sobre todos os benefícios do suco de framboesa, além de várias receitas deliciosas para fazer o seu suco e aproveitar todos os seus benefícios.


A framboesa (Rubus idaeus) é uma pequena fruta com um sabor levemente ácido, muito comum nos quintais espalhados pelo Brasil, devido ao fácil cultivo e manutenção. Sua temporada de colheita é em novembro, porém, não é difícil encontrá-la nos supermercados durante o ano. Muito confundida com outra fruta da mesma espécie, a amora, as duas são quase que complementares, porém dispõem de algumas singularidades.


Se você faz parte do time que ama sucos e smoothies de frutas, é possível que já tenha experimentado algumas receitas com a framboesa. Ela faz parte do grupo seleto das "frutas vermelhas", que fazem muito sucesso e funcionam como ótimos antioxidantes - além de serem ricas em diferentes tipos de vitaminas. Aqui, a gente separou diversos benefícios que a framboesa traz para a alimentação. É só continuar lendo!


1. Ação antioxidante:


O suco 100% não diluído de framboesa também é fonte das chamadas antocianinas, substâncias com efeito antioxidante que desaceleram o envelhecimento, e auxiliam na manutenção de uma boa saúde.


2. Pode ser benéfica ao sistema circulatório:


O suco de framboesa é composto por uma substância conhecida pelo nome de ácido salicílico. Trata-se de um componente similar à aspirina e que pode colaborar para o bom funcionamento do sistema circulatório.

3. Controla a diabete:

A framboesa ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes. Ela possui um baixo índice glicêmico, e isso ajuda na quebra de carboidrato, retardando a liberação de açúcar no sangue, fator que provoca uma baixa demanda de insulina pelo corpo, importante para pacientes diabéticos. A framboesa possui casca e elas ajudam, pois possuem muita fibra que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue em um nível ideal.


4. Ajuda a controlar a fome:


Os carboidratos da framboesa são liberados lentamente o que evita o aumento e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue que pode ajudar a controlar a fome . A framboesa possui um número baixo de calorias e é rica em fibras solúveis que mantem o estomago cheio e reduz o número de dores causadas pela fome: evitando que uma pessoa coma excessivamente.


5. Pode apresentar efeito anti-histamínico:


O suco de framboesa puro e não diluído diminui a liberação de histaminas, o que resulta na redução de reações alérgicas. Isso acontece graças ao fato da bebida ser fonte de vitamina C.

Um estudo conduzido pela Universidade do Estado do Arizona indicou que é o efeito antioxidante da vitamina C que contribui com a diminuição dos níveis de histamina no organismo.


6. Fonte de vitamina K:


A vitamina K que é encontrada na composição do suco de framboesa auxilia o organismo a produzir as proteínas que são necessárias para depositar novos tecidos ósseos. O nutriente também atua na ativação de proteínas requeridas para a formação de coágulos sanguíneos, algo que é importante para cessar o sangramento que surge em decorrência de uma lesão.


7. Fonte de vitamina C:


O suco de framboesa é composto por vitamina C. O nutriente é importante para o processo apropriado de cicatrização e para a metabolização do colesterol. Mas não é somente isso: a vitamina C também é importante para a manutenção da integridade do tecido corporal e contribui com a produção de hormônios.


Você pode consumir a framboesa de diversas formas:


In natura: Esse é um dos jeitos mais gostosos de consumir a framboesa - ela pura e bem lavada, sem nenhum acompanhamento. Uma boa dica é colher essa frutinha e armazenar num pote para ir comendo algumas porções durante o dia.


Sucos e smoothies: Você pode fazer sucos de frutas vermelhas com framboesa, morango, amora, jabuticaba etc. Também dá para ousar, misturando com verduras (como a beterraba) e outros ingredientes bem saudáveis. É só usar a criatividade para fazer sucos bem coloridos e nutritivos!


Doces e receitinhas caseiras: Existem diversos doces, geleias e tortas que você pode preparar com base na framboesa. A geleia de frutas vermelhas, por exemplo, é uma das mais saborosas que existem. Você pode usá-la para rechear pães, torradas ou até mesmo no preparo de bolos e tortas. Vai ficar uma delícia!

Posts Em Destaque