7 BENEFÍCIOS DO AÇAÍ PARA SAÚDE!


Açaí


O açaí é um verdadeiro arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. Cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.


O açaí é rico em prolifenóis, principal,ente antocianinas, e alguns estudos indicam que apresenta maior quantidade destes antioxidantes do que nas amoras e mirtilos, por isso o consumo frequente do açaí em conjunto com uma dieta equilibrada pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imune.


É rico em polifenois que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem.


Este fruto é utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes, podendo ser comprado em forma de fruto, polpa congelada ou suplemento nutricional em supermercados ou lojas de produtos naturais ou lojas online.


O açaí é uma iguaria brasileira com origem no norte do país. Fruto de uma palmeira, possui densidade calórica importante. Sua cor roxa é responsável por trazer uma gama de nutrientes importantes ao organismo.


O açaí contém alto teor de lipídeos, de acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão. A fruta tem, inclusive, alto teor de ácidos graxos essenciais, como Ômega 6 e Ômega 9, carboidratos, fibras, vitamina E e minerais, como ferro e zinco.


O açaí utilizado de forma correta também pode ser utilizado para auxiliar o emagrecimento, no entanto, seu consumo deve ser feito em pequenas quantidades, em conjunto com uma dieta equilibrada e associada à prática de atividade física regular.


Para preparar o açaí de forma saudável, pode-se bater no liquidificador 100 g de polpa de açaí natural, 1 copo de água e um pouco de mel. Em seguida, também pode-se adicionar granola, aveia, amêndoa torrada ou outras frutas.


O açaí em pó pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais e online, e pode ser usado para complementar uma vitamina de frutas, em mingaus ou para adicionar ao sorvete ou iogurte natural com mel, por exemplo.


O consumo do fruto do açaí diretamente da árvore deve ser evitado, pois há o risco de contrair doenças, como o mal de Chagas. O açaí tem um sabor muito amargo e a polpa pura é muito difícil de ser consumida, por isso muitas pessoas tendem a misturá-la com outros produtos como leite condensado, leite em pó, chocolate, groselha, entre outros, fazendo com que o açaí seja mais calórico e menos saudável.


Por este motivo, é importante ver a composição nutricional da polpa de açaí para verificar quais são os ingredientes, já que o ideal é que não contenha outros produtos misturados, como o xarope de guaraná ou outros açúcares, já que isto dobra as calorias do açaí.


Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer. "Além disso, os antioxidantes e o perfil de lipídeos presente no fruto tem efeito anti-inflamatório e redutor de lesões teciduais. Os polissacarídeos da fruta têm ação sobre células que melhoram o sistema imunológico", afirma Cyntia Maureen.


O açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e antiinflamatória. Entre esses compostos, destaca Michelle, prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta.


Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.


Benefícios do açaí:


1. Emagrece

O açaí exerce um importante papel para controlar o peso e ajudar no emagrecimento. Por ser muito rico em fibras, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade no organismo — o que faz a gente comer menos –, e influencia diretamente na diminuição da compulsão alimentar.


2. Reduz colesterol

A fruta é rica em antioxidantes (antocianinas e proantocianidinas, que dão a cor roxa), que são responsáveis por controlar, prevenir e até inibir processos inflamatórios. Elas também atuam na redução do LDL-colesterol (o famoso colesterol ruim).


3. Previne doenças do coração

Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. “Tudo isso ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Orion Carneiro.


4. Previne Alzheimer

As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer. Isso acontece porque essas substâncias ajudam a reduzir a exposição de células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, que são justamente os fenômenos que abrem caminho para o colapso do tecido cerebral.


5. Retarda o envelhecimento

É exatamente esse processo de evitar que as células passem por esses constantes ataques que também permite o retardamento do envelhecimento e dos seus efeitos no cérebro e até na pele, como o aparecimento de acnes e celulite. Comer açaí pode ajudar nisso também.


6. Previne o câncer

De acordo com Carneiro, diversos estudos científicos já mostraram a relação do consumo de açaí com a prevenção de câncer. As substâncias chamadas de polifenois ajudam a reduzir fatores ligados ao desenvolvimento da doença, como a produção de radicais livres. Sem contar que conseguem promover a morte das células cancerígenas.


7. Ajuda no intestino

Além de tudo isso, o açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre). Mas Orion aconselha: “Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo