7 benefícios do pêssego!


O pêssego é uma fruta excelente para compor um cardápio rico em nutrientes essenciais para nosso organismo, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Vamos falar abaixo sobre os benefícios do pêssego, suas propriedades para a saúde e para que serve em uma dieta.


Dentre as principais vantagens em adicionar o pêssego no cardápio está a prevenção de doenças sérias, como o câncer - mas não para por aí! Ele também funciona como um aliado para controlar a diabetes, faz bem para o coração, controla o estresse e a ansiedade por atuar no sistema nervoso e ainda melhora a saúde dos olhos, prevenindo problemas como a degeneração macular (que gera a perda da visão) e a catarata.


O pêssego é conhecido por seu sabor inconfundível, muito aproveitado em sucos e receitas de doces em geral. Mas, além disso, você sabia que a fruta também entrega vários benefícios importantes para a saúde? Isso ocorre porque ela é composta por antioxidantes e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo - como vitaminas e minerais.


Fruta típica do verão, não é por acaso que está sempre presente nas festas de fim de ano. Mais abundante durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o pêssego é mais barato nesta época, mas pode ser encontrado durante todo o ano.


Originário da China, o pêssego é uma fruta popular ao redor do mundo não só pelo seu sabor adocicado e suave, mas também por suas propriedades nutritivas. Rico em potássio e cálcio, os benefícios do pêssego vão muito além de auxiliar na perda de peso.


Algumas propriedades do pêssego:


Abundante em vitaminas A, C e do complexo B, o pêssego possui altos níveis de antioxidantes e é conhecido por fortalecer o sistema imunológico. É também um ótimo aliado para quem quer emagrecer, pois atua como diurético natural no nosso organismo.

Frutas com nível de água elevado em sua composição promovem maior saciedade a quem as come. É o caso do pêssego, que combina seu alto teor de água com um gosto adocicado que, em conjunto, fornecem uma sensação ainda maior de satisfação logo após ser ingerido, sendo esse um dos importantes benefícios do pêssego para a boa forma.


Pêssego faz bem para os olhos:


A degeneração macular - doença que aparece em uma das partes da retina e leva parte da visão - é um problema que pode aparecer com o avanço da idade. Por isso, para ficar livre dessa complicação, é importante tomar alguns cuidados ao longo da vida - como apostar em alimentos como o pêssego, por exemplo, que conta com propriedades que diminuem os riscos da área ser afetada.


Fruta é aliada no tratamento da diabetes:


Além de evitar alimentos com açúcar, quem tem diabetes também pode contar com a ajuda de alguns alimentos para baixar o nível de glicose no sangue - e o pêssego é um deles! Isso porque a fruta tem antioxidantes chamados de fitoquímicos, que funcionam como aliados para controlar o problema. Mas atenção: para aproveitar esse benefício, é preciso apostar no pêssego natural e evitar as versões em calda devido à adição de açúcar.


Para que serve o pêssego em dietas?


Além de dar saciedade, o pêssego possui propriedades que ajudam na perda de peso. Seu elevado teor de fibras aliado a suas baixas calorias e quase nada de gordura fazem desta fruta uma ótima opção para matar aquela vontade de doce depois de comer.


Muito além de um lanchinho simples entre as refeições, o pêssego pode ser consumido em diferentes receitas, como em saladas, em wraps recheados com frango ou atum, com queijo cottage light, com iogurte e até em forma de mousse light.


Pêssego também traz benefícios para o sistema cardiovascular e nervoso:


A saúde do coração também é beneficiada pelo consumo de pêssego, já que ele conta com nutrientes que ajudam a proteger o sistema cardiovascular - como é o caso do ferro, que contribui para a oxigenação do miocárdio, e da vitamina K, responsável por impedir a coagulação do sangue.


O pêssego tem diversos benefícios para a saúdes, sendo os principais:

  1. Ajuda a emagrecer, por ter poucas calorias e aumentar a sensação de saciedade devido à presença de fibras;

  2. Melhora o funcionamento do intestino, pois contém fibras tanto solúveis quanto insolúveis que ajudam a combater a prisão de ventre e aa melhorar a microbiota intestinal, assim como ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como a síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e a doença de Crohn;

  3. Prevenir doenças como câncer e problemas cardíacos, por ser rico em antioxidantes como as vitamina A e C;

  4. Ajudar no controle da diabetes, por ter baixo índice glicêmico e ser rico em antioxidantes, aumentando muito pouco o açúcar no sangue, devendo ser consumido com casca para obter esse efeito;

  5. Melhorar a saúde dos olhos, por conter betacaroteno, nutriente que previne catarata e degeneração macular;

  6. Melhorar o humor, por ser rico em magnésio, que é um mineral que está relacionado com a produção de serotonina, um hormônio que ajuda a diminuir a ansiedade, manter a saúde mental e controlar as variações de humor;

  7. Protege a pele, pois é rico em vitamina A e E, que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas;

Dicas

  • Por ser uma fruta delicada, suculenta e de casca fina, é recorrente o uso de agrotóxicos fortes na produção do pêssego. Por isso, o ideal é procurar ingerir pêssegos orgânicos, que além de serem livres de toxinas são muito mais saborosos.

  • Na impossibilidade de consumir um produto orgânico, é importante lavar bem a fruta antes do consumo.

  • Também por sua delicadeza, o pêssego requer ser armazenado na geladeira.

  • Pêssegos em calda, apesar de serem mais duráveis, não são recomendados para quem quer perder peso, pois qualquer alimento em calda possui alta adição de açúcar.

  • Se o seu foco é o emagrecimento, é importante manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes diversos, além do consumo de água e da prática de exercício físico.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo