8 MOTIVOS PARA CONSUMIR TANGERINA.


As tangerinas (Citrus reticulata Blanco) fazem parte do grupo de frutas cítricas que englobam as laranjas, pomelos, limões, limas e mexericas. Com toda essa diversidade de espécies e variedades dos citros é comum haver confusão com o nome dessas frutas.


A tangerina é uma fruta cítrica, aromática e rica em vitaminas e minerais, como a vitamina A, C, flavonoides, fibras, antioxidantes, óleo essencial e potássio. Graças as suas propriedades, possui diversos benefícios para a saúde, melhorando a saúde intestinal e estimulando o sistema imune.


Essa fruta pode ser consumida em qualquer momento do dia ou ser incorporada em algumas receitas para preparar sucos ou sobremesas. As folhas da tangerina podem ser utilizadas para preparar infusões e o seu nome científico é Citrus reticulata, podendo ser encontrada em supermercados, mercados municipais e lojas de produtos naturais.


Além de ser consumida em sobremesas, sucos e chás, a tangerina também é utilizada na fabricação de produtos de beleza como cremes para a pele e para o cabelo. O extrato de tangerina tem o poder de atuar como adstringente e hidratante, nutrindo a pele e ajudando a clarear manchas. Nos cabelos, o extrato dessa fruta atua evitando a seborreia e estimulando o crescimento dos fios.


Apesar da sua adaptação a diversos tipos de solo, seu cultivo é melhor aproveitado em solos com covas profundas, com alto controle hídrico e de nutrientes. Além disso, seus frutos não amadurecem após a colheita, logo seus produtores tem que observar o melhor momento para a colheita para que não haja desperdícios na produção. E suas árvores são mais suscetíveis a pragas e doenças, que pode ser facilmente resolvido sem uso de herbicidas e agrotóxicos.


A fruta que tem sua colheita de abril a julho, também é chamada de mexerica, mandarina ou bergamota em diferentes locais do Brasil. Apresenta algumas variedades como a ponkan, cravo, cleópatra e satsuma. Além dessas variedades, ainda temos espécies híbridas (associações da tangerina com outra fruta cítrica como laranja, por exemplo) como murcote, temple, tangerona, kara e kinga.


Fruta de alta apreciação devido ao seu aroma característico, pela facilidade como suas cascas se soltam dos gomos, pela doçura ou pouca acidez, apresentando poucas ou nenhuma semente e baixa caloria. Seus óleos essenciais são altamente utilizados em licores e aromatizantes.


Assim como a maioria das frutas cítricas, encontramos grande quantidade de vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, potássio, fósforo, sódio e ferro. Seu consumo in natura está associado ao melhor funcionamento dos intestinos, além de grande aliado no tratamento de arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais. O chá das folhas tem propriedades calmantes e da casca auxiliam no processo de digestão. Associado a outros elementos como gengibre e alfazema é ótimo para o tratamento de gripes e resfriados.7


A China é a maior produtora da fruta, seguida da Espanha e Brasil. Já no Brasil, a região Sudeste, com maior concentração em São Paulo, possui a maior produção, seguida da região Sul. De toda produção paulista em 2013, 56% correspondia a tangerina ponkan. Cada 100g de tangerina possui os seguintes valores nutricionais: 37 calorias, 1,9g de fibra, 185mg de potássio, 36 mg de cálcio, 11mg de Magnésio, 21 mcg de Ácido Fólico, 106mcg de Provitamina A e 35 mg de Vitamina C.


Os principais benefícios da tangerina para o organismo são:

  1. Prevenção de doenças cardíacas, incluindo a ateroscleroses e o AVC;

  2. Diminuição do colesterol mau, o LDL, já que é constituída por fibras;

  3. Fortalecer o sistema imune, pois é rica em vitamina C;

  4. Prevenção e controle da diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue devido às fibras;

  5. Prevenção e controle da hipertensão arterial, pois é rica em potássio, mineral responsável por regular a pressão arterial;

  6. Melhora da digestão e o funcionamento do intestino;

  7. Favorece a perda de peso, pois possui poucas calorias e aumenta a sensação de saciedade;

  8. Ajuda a combater a gripe e os resfriados, já que possui vitamina C;



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square