top of page

8 MOTIVOS PARA CONSUMIR TANGERINA.


As tangerinas (Citrus reticulata Blanco) fazem parte do grupo de frutas cítricas que englobam as laranjas, pomelos, limões, limas e mexericas. Com toda essa diversidade de espécies e variedades dos citros é comum haver confusão com o nome dessas frutas.


A tangerina é uma fruta cítrica, aromática e rica em vitaminas e minerais, como a vitamina A, C, flavonoides, fibras, antioxidantes, óleo essencial e potássio. Graças as suas propriedades, possui diversos benefícios para a saúde, melhorando a saúde intestinal e estimulando o sistema imune.


Essa fruta pode ser consumida em qualquer momento do dia ou ser incorporada em algumas receitas para preparar sucos ou sobremesas. As folhas da tangerina podem ser utilizadas para preparar infusões e o seu nome científico é Citrus reticulata, podendo ser encontrada em supermercados, mercados municipais e lojas de produtos naturais.


Além de ser consumida em sobremesas, sucos e chás, a tangerina também é utilizada na fabricação de produtos de beleza como cremes para a pele e para o cabelo. O extrato de tangerina tem o poder de atuar como adstringente e hidratante, nutrindo a pele e ajudando a clarear manchas. Nos cabelos, o extrato dessa fruta atua evitando a seborreia e estimulando o crescimento dos fios.


Apesar da sua adaptação a diversos tipos de solo, seu cultivo é melhor aproveitado em solos com covas profundas, com alto controle hídrico e de nutrientes. Além disso, seus frutos não amadurecem após a colheita, logo seus produtores tem que observar o melhor momento para a colheita para que não haja desperdícios na produção. E suas árvores são mais suscetíveis a pragas e doenças, que pode ser facilmente resolvido sem uso de herbicidas e agrotóxicos.


A fruta que tem sua colheita de abril a julho, também é chamada de mexerica, mandarina ou bergamota em diferentes locais do Brasil. Apresenta algumas variedades como a ponkan, cravo, cleópatra e satsuma. Além dessas variedades, ainda temos espécies híbridas (associações da tangerina com outra fruta cítrica como laranja, por exemplo) como murcote, temple, tangerona, kara e kinga.


Fruta de alta apreciação devido ao seu aroma característico, pela facilidade como suas cascas se soltam dos gomos, pela doçura ou pouca acidez, apresentando poucas ou nenhuma semente e baixa caloria. Seus óleos essenciais são altamente utilizados em licores e aromatizantes.


Assim como a maioria das frutas cítricas, encontramos grande quantidade de vitaminas A, B e C, além de minerais como cálcio, potássio, fósforo, sódio e ferro. Seu consumo in natura está associado ao melhor funcionamento dos intestinos, além de grande aliado no tratamento de