9 BENFÍCIOS DO MAMÃO.

Mamão:


O mamão é rico em nutrientes, combina com diversos outros alimentos e, devido aos seus inúmeros benefícios nutricionais, é considerado um "remédio caseiro". O que muita gente não sabe é que a fruta é uma importante fonte de vitamina C, contendo até 10 vezes mais deste componente do que a laranja, sempre colocada como a grande fornecedora da substância.


Prevenção contra alguns tipos de câncer, doença de Alzheimer, problemas nos olhos e melhorias no sistema imunológico são alguns dos benefícios que o mamão pode trazer para a saúde. A fruta tropical, que é relativamente baixa em calorias, é um excelente ingrediente para melhorar a dieta e a saúde.


Em um mamão pequeno, com cerca de 160 gramas, são encontradas apenas 68 calorias. Em comparação, o número de nutrientes disponível é bem maior. São 2,7 g de fibra, 31 mg de cálcio, 33 mg de magnésio, 286 mg de potássio e 95,6 mg de vitamina C.


Além da vitamina C, o mamão também possui grandes quantidades de licopeno e betacaroteno, componentes que beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração, além de diversos outros nutrientes. "O mamão é uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais, ferro, potássio e outras variadas substâncias, como a riboflavina", destaca a nutricionista Ana Carolina Bragança.


Também conhecida como vitamina B2, a riboflavina auxilia a reduzir os danos causados pelo excesso de estresse e ajuda a preservar a integridade do sistema nervoso. Confira a seguir outros principais benefícios do mamão para a vida saudável e inclua você também esta fruta em sua alimentação!


Estudos indicam que o extrato de mamão em pó pode reduzir o estresse oxidativo, um dos causadores da doença de Alzheimer. Apesar das pesquisas não estabelecerem a relação de prevenção entre essa condição e consumo de mamão in natura, sabe-se que os componentes da fruta podem minimizar os efeitos do estresse oxidativo no organismo.


Os mesmos radicais livres e estresse oxidativo estão relacionados a vários tipos de câncer, e as propriedades antioxidantes do mamão podem ajudar a proteger as células desse efeito. Além disso, o licopeno, presente na fruta, ajuda a reduzir os riscos de câncer, e o beta-caroteno protege contra o câncer de próstata.


O sistema imunológico se beneficia da vitamina C, enquanto esse nutriente combinado a potássio, antioxidantes e fibras ajuda a manter a saúde arterial e melhora o fluxo sanguíneo, protegendo o sistema cardiovascular.


O efeito hipoglicêmico do consumo do mamão pode combater outras condições, como o diabetes tipo 2, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Já a papaína, outro nutriente da fruta, pode agir como analgésico que ajuda a regular a inflamação, reduzindo dores causadas por condições como artrite e outras semelhantes.


A luteína e a zeaxantina são dois antioxidantes usados nos olhos na prevenção de doenças oculares como a degeneração relacionada à idade. Ambas podem ser encontradas no mamão. Por fim, o mamão é excelente para a digestão e perda de peso, já que tem alto teor de água e fibras, proporcionando saciedade, reduzindo o inchaço e promovendo melhorias na saúde intestinal.


Benefícios do mamão:


1- Contribui para a cicatrização – O ácido ascórbico, ou vitamina C, auxilia na cicatrização de ferimentos pois melhora a capacidade da pele de se regenerar.


2- Aumenta a resistência dos ossos e combate a fadiga – O mamão contem cálcio e fósforo. O primeiro é conhecido por fortalecer os ossos e combater a osteoporose, e o fósforo, por ser um tônico contra o cansaço.


3- Uso das sementes desta fruta – Ana Carolina destaca que para aumentar ainda mais o poder laxativo do mamão, suas sementes também podem ser consumidas ao natural ou secas e moídas em molhos, misturadas com mel ou batidas em um suco de frutas.


4- Melhora a saúde dos olhos – A vitamina A é conhecida por aumentar a visão noturna. Como o mamão conta com uma grande quantidade deste componente, ele é considerado um ótimo aliado da saúde dos olhos.


5- Deixa a pele mais bonita – O betacaroteno e o licopeno do mamão são responsáveis pela cor do alimento e contribuem para uma pele mais saudável. Além disso, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A, responsável por diversas outras características benéficas da fruta.


6 - Ajuda a emagrecer – Além de saboroso, o mamão é leve: cada 100 gramas da fruta soma apenas 39 calorias. Por este motivo, ele pode ser incluído em dietas de redução de peso e consumido in natura, combinado a cereais, iogurtes e outras frutas, ou em bolos, caldas e geleias.

7- Aumenta a resistência dos ossos e combate a fadiga – O mamão contem cálcio e fósforo. O primeiro é conhecido por fortalecer os ossos e combater a osteoporose, e o fósforo, por ser um tônico contra o cansaço.


8 - Combate os radicais livres – Rico em vitamina A, o mamão possui antioxidantes que retardam o envelhecimento e previne a manifestação de doenças.


9 - Fortalece o sistema imunológico – A combinação da vitamina A à vitamina C constitui uma dupla invencível contra gripes e resfriados. Além disso, por conter também vitaminas do complexo B, o sistema imunológico como um todo é beneficiado.


Quanto consumir?


Não precisa muito: uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, todos os dias, em qualquer horário do dia.


Para potencializar a ação é bom ingerir também o zinco, que está presente por exemplo na castanha do pará. As gorduras podem potencializar a ação dos carotenoides no organismo. Por isso, vale a pena ralar uma ou duas castanhas do Pará sobre o seu mamão, antes de consumi-lo. Além de comer o mamão in natura, pode-se usá-lo em sucos, vitaminas e shakes.

Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo