top of page

Graviola: benefícios e propriedades nutricionais.


A graviola é o fruto da árvore Annona muricata, encontrada principalmente em regiões tropicais. É uma fruta de casca verde e espinhosa, cujo aspecto lembra o da jaca, sendo conhecida, em certas regiões do Brasil, como jaca-do-pará. Sua polpa branca é consumida crua ou utilizada em sorvetes, sucos, cremes e doces. É exótica e bastante popular na região nordeste.


A graviola (Annona muricata) é uma planta originária das Antilhas. É grande, tem forma ovalada e casca verde-pálida com espinhas. Possui polpa branca, de sabor agridoce. Seu consumo inicialmente era apenas alimentício. No entanto, resultados de estudos científicos comprovaram amplamente suas propriedades medicinais, sendo utilizada de outras formas além do consumo da fruta in natura.


É uma fruta de baixa caloria, contendo 62 calorias a cada 100g de fruta, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011). Possui 0,8g de proteína/100g, sendo um bom aporte, comparado a outras frutas. É uma fonte de carboidrato importante, apresentando 1,9g/100g de fibra alimentar. A graviola destaca-se como uma fruta fonte de cálcio, magnésio, manganês, potássio, além de possuir vitaminas B1, B2, B6. Por sua composição, essa fruta também é relatada como coadjuvante para a perda de peso,

principalmente pela baixa quantidade calórica e pela presença de fibras, que fornecem maior saciedade.


Possui fitoquímicos em várias partes da planta (como as folhas e o fruto), e podem ser destacados: acetogenina, lactonas alcalóides isoquinolínicos, taninos, cumarinas, procianidinas, flavonóides, ácido esteárico, ácido elágico; fitosteróis (beta-sitosterol, estigmasterol) e ácido gama-amino butírico (GABA). Pela presença desses compostos antioxidantes, pode-se dizer que a graviola tem um efeito anti-idade, auxiliando contra o envelhecimento precoce.


Graviola é rica em vitaminas do complexo B e C:


As vitaminas do complexo B são importantes para a síntese de proteínas, além de fortalecerem os sistemas nervoso, digestivo e imunológico. Sem falar que são fundamentais para deixar o corpo mais alerta e bem disposto, aumentando a energia para encarar o dia a dia. Por isso, é muito indicado consumir suco de graviola no período da manhã - você pode fazer misturas com outras frutas, como o limão, maçã e até mesmo verduras. Fonte importante de vitamina C, a graviola também ajuda a prevenir gripes, resfriados e a fortalecer o corpo como todo.


Benefícios da graviola:


A graviola apresenta diversos benefícios na literatura científica. Veja alguns deles:

Protege o coração:

A fruta tem uma propriedade hipotensora, por mecanismos periféricos envolvendo antagonismo do cálcio - o que é bom para pessoas com pressão alta; propriedade vasodilatadora, antiespasmódica (relaxa músculo liso), e ainda ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, por sua propriedade sedativa.