top of page

LICHIA MELHORA A SAÚDE E AJUDA NO EMAGRECIMENTO.


A lichia, conhecida cientificamente como Litchi chinensis, é uma fruta exótica de sabor doce e com formato de coração, com origem na China, mas que também é cultivada no Brasil. Esta fruta é rica em compostos fenólicos, como as antocianinas e flavonoides, e em minerais como potássio, magnésio e fósforo e vitamina C que têm propriedades antioxidantes que auxiliam no combate à obesidade e diabetes, além de proteger contra doenças cardiovasculares.

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, a lichia também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando consumida em excesso, e inclui hipoglicemia em que ocorre uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o chá feito com a casca da lichia pode causar diarréia ou dor abdominal.

A lichia pode ser comprada em supermercados ou mercearias e consumida na sua forma natural ou enlatada, ou em chás e sucos.

Quem acha que cuidar da estética é uma questão fútil, apenas narcisista, não conhece o valor da lichia. Essa frutinha, originária da China, mas que cada vez mais faz parte da alimentação do brasileiro - principalmente em épocas quentes do ano, como o verão - é um grande exemplo de alimento que cuida da nossa saúde, através de um grande gama de componentes nutricionais, sem deixar de trazer diversos benefícios à beleza. Se você quer ter cabelos e unhas mais fortes, um rosto mais jovial e uma pele lisa, confira os benefícios da lichia para a sua vida!


Extremamente saborosa, a lichia é usada nas mais diferentes composições culinárias. Comida desde crua, em seu modo natural, ela também acompanha muito bem iogurtes, biscoitos, barrinhas de cereais e em bebidas, como sucos detox, chás e isotônicos, potencializando os nutrientes desses produtos. "A lichia é uma fruta rica em nutrientes, principalmente em vitaminas dos complexos B e C. Esses componentes ajudam muito no processo do organismo em suas funções".


"Assim como qualquer fruta, a lichia pode ser tranquilamente consumida, sem grandes indicações de consumo. Contudo, é sempre bom manter o equilíbrio, pois ela deve ser evitada em casos de alguma doença, enfermidades específicas. Por isso sempre busque uma orientação profissional antes".


A lichia fornece cerca de 65 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares. Além disso, é fonte de vários sais minerais como o Cálcio, Zinco, Ferro, Magnésio e Fósforo. Veja os principais benefícios dessa poderosa frutinha para ficarmos mais bonitos e saudáveis!


1. Protege contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em flavonóides, proantocianidinas e antocianinas, que têm um potente efeito antioxidante, a lichia ajuda a controlar o colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias, e por isso, ajuda a prevenir a aterosclerose e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Além disso, a lichia ajuda a regular o metabolismo de lipídios e a aumentar os níveis do colesterol bom, contribuindo para a saúde cardiovascular.

O magnésio e o potássio da lichia também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e os compostos fenólicos podem inibir a atividade da enzima conversora de angiotensina, ajudando a controlar a pressão sanguínea.

2. Previne doenças do fígado

A lichia ajuda a prevenir doenças do fígado como fígado gordo ou ou hepatite, por exemplo, por conter na sua composição compostos fenólicos como a epicatequina e a procianidina, que têm ação antioxidante, o que reduz os danos nas células do fígado causados por radicais livres.

3. Combate a obesidade

A lichia tem cianidina na sua composição, que é o pigmento responsável pela cor avermelhada da casca, com ação antioxidante, o que ajuda a aumentar a queima de gorduras. Esta fruta não contém gorduras e é rica em fibras e água o que auxilia na perda de peso e no combate à obesidade. Apesar de ter carboidratos, a lichia tem poucas calorias e baixo Ã