LICHIA MELHORA A SAÚDE E AJUDA NO EMAGRECIMENTO.


A lichia, conhecida cientificamente como Litchi chinensis, é uma fruta exótica de sabor doce e com formato de coração, com origem na China, mas que também é cultivada no Brasil. Esta fruta é rica em compostos fenólicos, como as antocianinas e flavonoides, e em minerais como potássio, magnésio e fósforo e vitamina C que têm propriedades antioxidantes que auxiliam no combate à obesidade e diabetes, além de proteger contra doenças cardiovasculares.

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, a lichia também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando consumida em excesso, e inclui hipoglicemia em que ocorre uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o chá feito com a casca da lichia pode causar diarréia ou dor abdominal.

A lichia pode ser comprada em supermercados ou mercearias e consumida na sua forma natural ou enlatada, ou em chás e sucos.

Quem acha que cuidar da estética é uma questão fútil, apenas narcisista, não conhece o valor da lichia. Essa frutinha, originária da China, mas que cada vez mais faz parte da alimentação do brasileiro - principalmente em épocas quentes do ano, como o verão - é um grande exemplo de alimento que cuida da nossa saúde, através de um grande gama de componentes nutricionais, sem deixar de trazer diversos benefícios à beleza. Se você quer ter cabelos e unhas mais fortes, um rosto mais jovial e uma pele lisa, confira os benefícios da lichia para a sua vida!


Extremamente saborosa, a lichia é usada nas mais diferentes composições culinárias. Comida desde crua, em seu modo natural, ela também acompanha muito bem iogurtes, biscoitos, barrinhas de cereais e em bebidas, como sucos detox, chás e isotônicos, potencializando os nutrientes desses produtos. "A lichia é uma fruta rica em nutrientes, principalmente em vitaminas dos complexos B e C. Esses componentes ajudam muito no processo do organismo em suas funções".


"Assim como qualquer fruta, a lichia pode ser tranquilamente consumida, sem grandes indicações de consumo. Contudo, é sempre bom manter o equilíbrio, pois ela deve ser evitada em casos de alguma doença, enfermidades específicas. Por isso sempre busque uma orientação profissional antes".


A lichia fornece cerca de 65 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares. Além disso, é fonte de vários sais minerais como o Cálcio, Zinco, Ferro, Magnésio e Fósforo. Veja os principais benefícios dessa poderosa frutinha para ficarmos mais bonitos e saudáveis!


1. Protege contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em flavonóides, proantocianidinas e antocianinas, que têm um potente efeito antioxidante, a lichia ajuda a controlar o colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias, e por isso, ajuda a prevenir a aterosclerose e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Além disso, a lichia ajuda a regular o metabolismo de lipídios e a aumentar os níveis do colesterol bom, contribuindo para a saúde cardiovascular.

O magnésio e o potássio da lichia também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e os compostos fenólicos podem inibir a atividade da enzima conversora de angiotensina, ajudando a controlar a pressão sanguínea.

2. Previne doenças do fígado

A lichia ajuda a prevenir doenças do fígado como fígado gordo ou ou hepatite, por exemplo, por conter na sua composição compostos fenólicos como a epicatequina e a procianidina, que têm ação antioxidante, o que reduz os danos nas células do fígado causados por radicais livres.

3. Combate a obesidade

A lichia tem cianidina na sua composição, que é o pigmento responsável pela cor avermelhada da casca, com ação antioxidante, o que ajuda a aumentar a queima de gorduras. Esta fruta não contém gorduras e é rica em fibras e água o que auxilia na perda de peso e no combate à obesidade. Apesar de ter carboidratos, a lichia tem poucas calorias e baixo índice glicêmico, cada unidade de lichia tem aproximadamente 6 calorias, podendo ser consumida em dietas de emagrecimento.

4. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que a lichia pode ser um importante aliado no tratamento da diabetes devido aos compostos fenólicos na sua composição, como o oligonol, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a lichia contém hipoglicina, uma substância que diminui a produção de glicose, ajudando no controle da glicemia.

5. Melhora a aparência da pele

A lichia tem vitamina C e compostos fenólicos que são antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.


Emagrecendo com lichia e cianidina:


A Universidade de Hokkaido, no Japão, realizou um estudo com voluntários, sendo que alguns receberam extrato de lichia, enquanto outros tomaram placebo, por dez semanas. Após esse período, concluiu-se que houve uma redução de 15% a mais de gordura abdominal nos indivíduos que tomaram o extrato de lichia.

A conclusão a que o estudo chegou é que a presença da cianidina foi responsável por essa saudável redução de gordura, por sua propriedade de regular essas células.

Obviamente, não adianta comer alimentos calóricos achando que os benefícios da lichia para a boa forma irão dar conta da queima dessas calorias. É preciso manter uma dieta equilibrada e exercícios, associados ao consumo da fruta, para se chegar ao resultado esperado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square