O melão melhora a saúde e ajuda emagrecer.


O melão e um fruto cultivado de uma planta rasteira. Podemos encontrar uma variedade de tipos, como o melão Amarelo, o Honey Dew, conhecido como pingo de mel, o melão Gália e o Cantaloupe. De maneira geral, o melão é composto por 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. É uma das frutas mais ricas em sódio, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio. A quantidade de betacaroteno varia. Quanto mais alaranjada a coloração da polpa, maior a concentração destes nutrientes.


Benefícios do melão:


Auxilia com efeito diurético;


Controle de pressão arterial;


Efeito levemente laxante;


Ajuda na manutenção de um peso saudável (podendo ser inserido em dietas);


Ação antioxidante no organismo;


Fortalece o sistema imunológico;


Participa da formação de colágenos;


Participa da formação de ossos;


Participa da formação de glóbulos vermelhos;


Facilita absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal;


Devido a seu alto teor de água ele auxilia com efeito diurético, aliado a presença de potássio, ajuda também no controle de pressão arterial. Além de ter um efeito levemente laxante, por conta da presença de agua, fibras e do magnésio, que fazem do melão um bom auxiliar do trabalho intestinal.


Como fornece uma quantidade moderada de carboidratos (açúcares) e com baixas calorias no total, também ajuda na manutenção de um peso saudável, podendo ser inserido em dietas de restrição calórica.


Além de tudo isto, a vitamina C que também está presente na fruta, têm uma ação antioxidante no organismo, ajudando a prevenir vários tipos de doenças, como exemplo as do coração. E esta vitamina C fortalece o sistema imunológico e participa da formação de colágeno, ossos e glóbulos vermelhos, e ainda facilita a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal.


Embora ele possua o sódio, não deve ser encarado com receio pelos hipertensos, pois o sódio é um mineral necessário para funções como a transmissão do impulso nervoso, contração de músculos, absorção de nutrientes pelas células, entre várias outras, e além disto, tudo e questão de equilíbrio!


O melão é uma fruta com baixas calorias, bastante rica nutricionalmente e que pode ser usada para emagrecer e hidratar a pele, além de ser rica em vitamina A e flavonoides, poderosos antioxidantes que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.


Como é rico em água, o melão aumenta a hidratação, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes, por exemplo. Além disso, por ser rico em água, melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.


Contraindicações:


Não há nenhuma contraindicação de consumo, porém, como tudo na vida, consumo moderado é a melhor escolha.


Tipos de melões:


Com diferenças de cor, textura da casca e sabor, a diversidade dos melões é grande. O melão amarelo e o pingo de mel continuam a ser as variedades com maior oferta e melhor preço.


O mais conhecido e o melão amarelo que também e conhecido como melão comum, ele é oval, tem a casca rugosa e a sua polpa varia do tom branco-esverdeado ao creme.


Ele é bem resistente ao transporte, tem a polpa carnosa e firme. O honey dew, conhecido como pingo de mel, possui uma polpa bem açucarada e suculenta. A casca é mais lisa e amarela e a polpa, branca. O Orange é mais redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito docinho quando maduro. A variação Orange verde, diferencia-se por ter uma polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.


O melão Galia e esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, tem a sua polpa branca esverdeada e macia. O Cantaloupe tem a casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, tem a polpa cor-de-abóbora.

Como escolher o melhor melão


Para realizar a escolha no momento da compra, e preciso observar a cor da casca, e dar uma leve pressionada na parte inferior do melão, do lado oposto à haste. Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se a casca está pegajosa, com manchas úmidas e pouco consistente, o melão já está passando do ponto.


As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão. No nosso pais a safra vai de outubro a janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço.


Como consumir o melão:


Quando a compra foi realizada do fruto bem maduro, o ideal é consumi-lo o mais rápido possível. Depois de aberto, deve ser guardado na geladeira, coberto por filme plástico.

Quando ele não estiver totalmente maduro, pode ser guardado, inteiro, em temperatura ambiente, até atingir um ponto melhor para o consumo.


Receita de Suco Detox de Melão


Ingredientes:

1 pepino

½ xícara de polpa de melão

suco de 1/2 limão

Raspas de gengibre

2 colheres de hortelã fresco

Pitada de pimenta caiena

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.


Receita de Salada Refrescante de Melão:


Ingredientes:

1 melão de polpa verde

1 melão de polpa amarela

10 - 12 tomates cereja

1 talo de cebolinha picada

100 g de queijo fresco em cubos pequenos

Hortelã picada a gosto

sal e azeite para temperar

Modo de preparo:

Cortar os melões em forma de pequenos cubos ou bolinhas e colocá-los em um recipiente fundo, próprio para saladas. Adicionar os tomates cortados ao meio, o queijo, a cebolinha picada e a hortelã picada. Misturar tudo delicadamente e temperar com uma pitada de sal e azeite.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags