O QUE É KOMBUCHA? BENEFÍCIOS E EFEITOS.


Poucas coisas são tão boas quanto poder juntar uma bebida refrescante, saborosa e que ainda consegue proporcionar diferentes benefícios para o nosso organismo. Mas esse é o caso do kombucha! Essa bebida gaseificada, adquirida a partir da fermentação do chá preto ou verde, pode ser considerada um poderoso probiótico natural, pois contém uma quantidade grande de lactobacilos vivos (bactérias benignas, que ajudam a regenerar e fortalecer a flora intestinal).


O kombucha já conquistou os chineses há milênios e está aos poucos sendo incorporada no nosso dia a dia. Conheça alguns de seus benefícios para o nosso corpo e entenda por que, para esse povo asiático, ela é conhecida como "elixir da saúde".


O kombucha se trata de um chá fermentado com sabor ácido e adocicado. Ele é uma bebida de nome complicado, mas cuja aparência é similar a um refrigerante natural. O kombucha é resultado de uma cultura de microrganismos chamada cogumelo de kombucha, zoogleia ou biofilme.


Também é muito comum encontrar na internet essa cultura sendo chamada de "scoby" e sua aparência é similar à de uma panqueca pegajosa, podendo ser um pouco estranho à primeira vista. A bebida é fermentada por uma massa de microrganismos presente em chás como o verde, mate ou preto e é misturada com água e açúcar.


Consumido mundialmente há centenas de anos, o Kombucha é uma bebida que trás inúmeros benefícios para o corpo humano. Produzida a partir do processo da fermentação do chá verde, chá branco ou chá preto por ação simbiótica de bactérias e leveduras, a bebida gaseificada é repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos.


O resultado final é uma bebida pouco doce, gasosa e ligeiramente ácida, que dependendo do tempo de fermentação pode variar a acidez - quanto maior o tempo de fermentação, maior a acidez. “A adição de açúcar é necessária na produção da bebida, pois é ele que serve de “alimento” para as bactérias e leveduras realizarem todo o processo.” É opcional acrescentar suco de frutas ou mistura de chá fermentado para adicionar sabor a bebida.


1. É um estimulante energético:


Se você está precisando de algo para aumentar a energia no dia a dia, o kombucha pode ser a melhor saída. Graças ao ferro que é liberado durante o processo de fermentação, responsável por melhorar o transporte de oxigênio no sangue, e uma pequena quantidade de cafeína, a bebida se torna um estimulante para a produção de energia no nosso organismo.


2. Kombucha fortalece o sistema imunológico:


Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante (rica em vitaminas C, K e do complexo B), é um ótimo complemento para quem está investindo em uma dieta detox. Além disso, auxilia na imunidade do corpo, deixando o organismo menos suscetível a doenças. Por fim, a sua ingestão melhora a absorção de nutrientes e combate a ação dos radicais livres contra o envelhecimento precoce.


3. Bebida pode funcionar como antibiótico natural:


Você já ouviu aquela história das bactérias boas que combatem as más? É mais ou menos o que ocorre com o kombucha. Por ter uma série de bactérias benéficas à saúde, a ingestão da bebida consegue destruir as ruins, que por sua vez podem causar infecções e intoxicação alimentar.


4. Kombucha é um grande aliado para a saúde das articulações:


O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso corpo, responsável por formar pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. E a boa notícia é que nutrientes encontrados no Kombucha, como as glucosaminas - que aumentam a produção do ácido hialurônico, previnem a dor nas articulações e conseguem preservar justamente a produção do colágeno.


5. Melhora o sistema digestivo:


O kombucha é uma grande aliada para quem sofre de problemas no intestino. Os micro-organismos presentes na fermentação reforçam a saúde intestinal e evitam incômodos, como a prisão de ventre e a diarreia. A bebida também é ótima para ser ingerida após a refeição graças às suas enzimas, que combatem o mal-estar digestivo.


Como fazer kombucha (receita):


Existem muitas receitas na internet sobre como fazer o chá de kombucha e, inclusive, as pessoas que doam o scoby costumam instruir quem recebe a doação sobre como realizar o procedimento que pode ser um pouco complexo. O processo consiste, basicamente, em deixar o scoby fermentando dentro do chá adoçado por alguns dias. O tempo necessário vai variar de acordo com a temperatura do lugar onde se mora e é preciso ir experimentando até notar que a bebida conquistou um sabor levemente azedinho e adocicado, agradável de tomar. Quando a bebida ficar fermentando tempo demais, a tendência é que o sabor fique parecido com um vinagre e isso é sinal de que não está bom para consumo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square