top of page

Os 3 benefícios de consumir queijo!


O queijo é uma ótima fonte de proteína e cálcio e bactérias que ajuda a regular o intestino. Para quem possui intolerância a lactose e gosta de queijo, optar por queijos mais amarelos e envelhecidos como o parmesão é uma solução porque possui muito pouca lactose e pode ser uma ótima fonte de cálcio especialmente.


Os queijos são ricos em diversos nutrientes interessantes para a saúde. Eles são ótimas fontes e cálcio, importante para a manutenção de ossos e dentes, proteínas, necessárias para o desenvolvimento do organismo, e em vitaminas A, importante para a visão, e B12, imprescindível para a função neurológica normal.


Para fazer queijo é necessário coalhar o leite, um processo no qual a parte sólida, constituída por gorduras e proteínas, é separada dos líquidos. Dependendo do tipo de coalho e do tempo de envelhecimento, é possível ter queijos mais moles, como o cottage e a ricota, ou mais duros, como o cheddar, parmesão ou azul, por exemplo.


O alimento é tão interessante que a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) recomenda que os adultos ingiram três porções de lácteos de 50 gramas cada por dia e que crianças consumam três porções de 30 gramas cada diariamente. Contudo, alguns tipos de queijos possuem altas concentrações de gorduras saturadas, cujo excesso pode levar a doença vascular que a longo prazo há o risco de comprometer o coração, os rins e o cérebro, e sódio, que pode causar o aumento da pressão arterial.


Por isso, listamos treze tipos de queijos que estão entre os mais populares, apontamos seus benefícios e problemas nutricionais e sugerimos a maneira mais saudável de incluir este alimento na dieta. Saiba mais sobre a muçarela, queijo prato, minas frescal, parmesão, cottage, ricota, cheddar, requeijão, entre outros.


No entanto, todas as variedades de queijo possuem excelentes benefícios porque contêm os mesmos nutrientes do leite e do iogurte, como cálcio, proteínas ou vitamina B12. Porém, dependendo do queijo, as quantidades podem variar.

Além disso, o queijo também é fonte de probióticos, que são bactérias boas que ajudam a regular a flora intestinal, combatendo problemas como a prisão de ventre, excesso de gases ou diarreia.

1. Fortalece os ossos e dentes

Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio e por ajuda nessa função.


Porém, o queijo é mais adequado que os outros derivados pois possui uma mistura de proteínas e vitaminas B que facilitam a absorção do cálcio no organismo.

Quanto aos dentes, além de ser rico em cálcio, o queijo também protege contra a erosão de ácidos presentes em alimentos como o chá, café, vinho ou refrigerantes.

2. Reduz o colesterol ruim

A ingestão de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato essencial para o funcionamento das células intestinais. Quando o intestino se encontra saudável, também é capaz de produzir mais butirato e, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

Assim, ao reduzir os níveis de colesterol, o queijo também é uma ótima forma de proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações graves como pressão alta, insuficiência cardíaca ou infarto.

3. Regula o trânsito intestinal

Da mesma forma que o iogurte, o queijo também possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando o surgimento de problemas como prisão de ventre ou diarreia.