OS 6 BENEFÍCIOS DA CASTANHA DE CAJU PARA SAÚDE.


As castanhas são uma opção deliciosa de lanche ou aperitivos e ainda são saudáveis. Aqui no Brasil, temos uma boa gama de oleaginosas, sendo que as castanhas de caju e do Brasil são algumas das mais consumidas. Confira os benefícios oferecidos por estes alimentos e veja dicas para consumi-los no dia a dia.


A castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e é uma excelente aliada da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração e em minerais como magnésio, ferro e zinco, que previnem anemia e melhoram a saúde da pele, das unhas e do cabelo.

Este fruto seco pode ser incluído nos lanches e nas saladas, pode ser consumido na forma de manteiga ou como ingrediente em outros preparos, devendo ser consumido em pequenas porções devido ao seu alto teor calórico.

A castanha de caju é uma oleaginosa muito comum no Brasil e, além de ser muito saborosa e utilizada como ingrediente de doces, traz muitos benefícios para a saúde. Ela faz bem para o organismo, já que é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas - as gorduras boas -, em magnésio, fósforo, zinco e outros nutrientes. A castanha também é bastante conhecida por ser aliada das dietas de emagrecimento, apesar de ser calórica. Mas essa é apenas uma das várias vantagens que a introdução dessa oleaginosa na sua alimentação pode trazer para a sua saúde.


Benefícios da castanha de caju:


1 - Combate o câncer: a castanha de caju contém proantocianidinas, um tipo de flavonoides que combate as células que contribuem para o surgimento de tumores. Além disso, o cobre presente no fruto também tem função anticancerígena.


2 - Controla a pressão arterial: a oleaginosa é ótima para quem tem problemas com a pressão arterial, já que o magnésio presente nela ajuda no controle da pressão. A presença do cobre também é importante para manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos. Como a castanha de caju não tem colesterol, ela também faz bem para o coração.


3 - Fortalece os ossos: a castanha de caju é rica em cálcio e magnésio, nutrientes importantes para manter saúde dos ossos e dentes. E o cobre auxilia na produção de colágeno e elastina, contribuindo para a flexibilidade das articulações.


4 - Controla o sistema nervoso: o magnésio dessa oleaginosa ajuda a reduzir a tensão muscular, as dores de cabeça e a fadiga. O mineral também é importante no combate à enxaqueca e, até mesmo, a ataques cardíacos.


5 - Fortalece o sistema imunológico: o zinco, presente na castanha, é importante para a boa atuação do sistema imune no combate às doenças e manutenção da saúde. Além disso, o ferro ajuda na eliminação dos radicais livres, que podem provocar problemas como o envelhecimento precoce e até o câncer.


6 - Facilita o emagrecimento: como muitas pessoas já sabem, a castanha de caju auxilia no emagrecimento. Como é rica em gorduras boas, ela reduz o colesterol ruim e dá a energia necessária para a prática de exercícios físicos. A combinação do magnésio e do cálcio também contribui para o desenvolvimento dos músculos, além do alto teor de proteínas vegetais presente na castanha.

Como incluir a castanha-de-caju na dieta:

A castanha de caju pode ser consumida em pequenas porções, cerca de 30 gramas por dia, e, de preferência, sem sal. Esse fruto seco pode ser incluído nos lanches juntos com outros alimentos como frutas e iogurtes, além de também poder ser acrescentado em saladas e receitas como bolachas, biscoitos e pães.

Além disso, a castanha de caju também pode ser triturada ou adquirida em forma de farinha para ser utilizada em receitas e também na forma de manteiga para untar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags