QUEIJO COTTAGE FAZ BEM PARA SAÚDE?


O queijo cottage é originário da Inglaterra, apresenta um sabor suave, levemente ácido e massa similar a uma coalhada, com textura macia, aparência lisa e brilhante, sendo elaborado com leite de vaca.

É uma das formas mais simples de queijo, que é produzido a partir da acidificação do leite, com objetivo de "talhar", resultando em um produto de aparência granulosa. Basta misturar o leite e um ácido, como o suco de limão, que os grânulos já se formam.

Além de saboroso, o queijo cottage garante excelentes nutrientes para o bom funcionamento do seu corpo e pode ser um bom aliado no processo de emagrecimento.


Dentre os diversos tipos de queijos, se tem um que consegue unir saúde e nutrição em prol da nossa boa forma é o delicioso cottage! Com sabor levemente ácido e salgado, o alimento, conhecido por sua baixíssima quantidade de gorduras, é considerado uma das mais leves opções do mercado para quem busca o emagrecimento natural e, até mesmo, um corpo mais bonito, forte e definido.


Esse poder nutricional do cottage para o desenvolvimento físico deve-se ao fato de seu alto valor proteico (principalmente devido à presença de uma substância chamada cisteína) que ajuda na manutenção das massas magras presentes no corpo e facilita o ganho de massa muscular durante a prática de atividades físicas. "O cottage é um queijo de baixa caloria e, por ser rico em proteínas, promove saciedade, perda de peso e ganho de massa muscular, além de apresentar melhor digestibilidade que outros queijos".

Principais benefícios:

O cottage é um excelente aliado para quem busca uma alimentação equilibrada, e também uma ótima opção para quem procura emagrecer. Esse é um dos queijos com menor teor calórico e de gorduras, além de ser rico em proteínas e minerais, como cálcio, potássio e fósforo, e, por isso, seu consumo oferece diversos benefícios à saúde.

Outra vantagem do queijo cottage é a sua versatilidade, podendo ser consumido frio ou adicionado em saladas, legumes, recheios e pastas.

Qual a diferença entre o queijo cottage e ricota:

Ao contrário do queijo cottage que resulta em grãos coalhados do próprio leite, a ricota é um derivado do queijo, pois é feita a partir do soro desse alimento.

Embora os dois apresentem inúmeros benefícios nutricionais, o cottage é menos calórico e menos gorduroso que a ricota. Os dois fornecem boas quantidades de proteínas e cálcio, atuando no fortalecimento dos ossos, dentes e músculos do corpo.


Embora tenham menos calorias que outros tipos de queijos, pessoas que estejam tentando emagrecer devem optar pelas versões magras dos dois queijos, que contém ainda menos gordura, para beneficiar a perda de peso.


Quantidade de cálcio do queijo cottage também ajuda a fortalecer o corpo:


Assim como todos os derivados do leite, o cottage é fonte nutricional de cálcio, um mineral essencial para o fortalecimento dos nosso ossos e bom funcionamento do organismo. Por isso, desde a infância, necessitamos de uma ingestão regular desse elemento para o crescimento e o desenvolvimento saudável do corpo, prevenindo problemas como a osteoporose, o raquitismo e outras complicações.

Além disso, o cálcio presente no queijo cottage é responsável também por regular os nossos batimentos cardíacos, auxiliando a coagulação do sangue e controlando os impulsos nervosos para limpar o organismo e combater a obesidade.

Queijo cottage e as suas mais variadas formas de consumo

Outro grande destaque do queijo é a sua versatilidade. Por ser muito suave, o seu sabor harmoniza bem com os mais diversos ingredientes, potencializando também os valores nutricionais. Um boa dica é acrescentá-la em saladas ou, até mesmo, adicionando-o à ervas, para acentuar seu gosto e, posteriormente, servi-lo em pães, torradas, sanduíches e até sopas. Veja, abaixo, 4 de nossas receitas que envolvem o queijo cottage para vocês fazer em sua casa!

Como fazer queijo cottage caseiro:

Para preparar queijo cottage em casa é possível e fácil, sendo necessário apenas 3 ingredientes:

Ingredientes

1 litro de leite desnatado;

90 mL de suco de limão,

Sal a gosto.

Modo de preparo

Aquecer o leite em uma panela até que esteja morno (80-90ºC). Na panela, adicionar o suco de limão e manter em fogo baixo por 5 minutos. Retirar do fogo, acrescentar o sal e mexer delicadamente até que o leite comece a talhar.

Depois de frio, despejar em uma peneira forrada por uma gaze, fralda ou algum pano limpo bem fininho e deixar descansar por 1 hora. Neste ponto deverá aparecer aqueles grânulos bem molhadinhos. Para drenar mais, deve-se amarrar o pano no alto e deixe por 4 horas em temperatura ambiente ou por uma noite dentro da geladeira.

Posts Em Destaque